logo RCN

Alesc aprova PEC para cooperação entre cidades irmãs

  • Foto: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL -

Proposta permite apoio entre municípios em calamidades

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta quarta-feira (16) o parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 7/2024, que autoriza acordos de ajuda mútua entre cidades irmãs, em situações de calamidade pública. A matéria, de autoria da deputada Paulinha (Podemos), está agora pronta para votação em Plenário.

A PEC propõe que os municípios catarinenses possam firmar acordos bilaterais com cidades do estado ou de outras unidades da federação, com o objetivo de promover cooperação institucional em casos de emergência, como desastres ambientais e climáticos. Segundo a autora, a proposta visa facilitar o compartilhamento de recursos, conhecimento e apoio logístico entre os municípios.

O parecer aprovado foi elaborado pelo deputado Mário Motta (PSD), que destacou o interesse público da iniciativa. Para ser efetivada como emenda à Constituição estadual, a proposta precisa de 24 votos favoráveis em dois turnos de votação.


Inclusão e acessibilidade

Outro destaque da reunião foi a aprovação do Projeto de Lei (PL) 261/2024, do deputado Jessé Lopes (PL), que institui um cadastro estadual de autorizações de estacionamento em vagas especiais para pessoas com deficiência. A proposta foi relatada pela deputada Paulinha, que defendeu a iniciativa como um avanço na inclusão social e na organização das informações sobre acessibilidade.

O projeto estabelece que o Estado criará e manterá o banco de dados, que poderá ser acessado por órgãos municipais de trânsito e fiscalização. As autorizações terão validade de até cinco anos, com possibilidade de renovação mediante avaliação médica. A proposta segue agora para as comissões de Assuntos Municipais e Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura.

Facilitação de serviços públicos

Também foi aprovado o PL 123/2024, do deputado Napoleão Bernardes (PSD), que garante à população o direito de receber documentos públicos por correio, caso desejem. O custo da entrega será do solicitante, salvo exceções, como pessoas com deficiência, que poderão ser isentas. A matéria contou com parecer favorável do deputado Mário Motta e também seguirá para votação em Plenário.


Homenagem a instituições

Outro projeto aprovado foi o PL 303/2025, de autoria do deputado Nilso Berlanda (PL), que institui o Dia Estadual de Valorização e Reconhecimento do Sesc e do Senac, a ser celebrado em 16 de maio. O relator, deputado Ivan Naatz (PL), destacou o importante papel das instituições no desenvolvimento profissional e social de Santa Catarina.


Debates públicos

Dois requerimentos para audiências públicas foram aprovados. O primeiro, do deputado Marquito (Psol), discutirá as condições de trabalho de motoboys e operadores de aplicativos no estado. O segundo, do deputado Rodrigo Minotto (PDT), tratará da norma reguladora NR-36, que trata da saúde e segurança no trabalho na indústria da carne. As datas ainda serão definidas.

Joinville confirma 126 casos de esporotricose em 2025 Anterior

Joinville confirma 126 casos de esporotricose em 2025

Políticas públicas para mulheres ganham força com estudo inédito em Santa Catarina Próximo

Políticas públicas para mulheres ganham força com estudo inédito em Santa Catarina

Deixe seu comentário