Joinville se torna referência em gestão de resíduos com operação da URE Ambiental

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Instalação inédita na América Latina converte resíduos sólidos urbanos em combustível biossintético e energia renovável

Após o evento de inauguração, realizado em 30 de setembro, a Unidade de Recuperação Energética – URE Joinville Ambiental entrou oficialmente em operação no dia 1º de outubro, consolidando Joinville como referência em tecnologia ambiental e gestão de resíduos sólidos.

Nesta fase inicial, a unidade opera com 50% da capacidade, gerando 1.050 MWH/mês de energia elétrica a partir do processamento de resíduos urbanos que antes seriam destinados ao aterro sanitário. A previsão é que, a partir de novembro, a planta alcance carga plena de operação, com a capacidade de processar até 110 toneladas de resíduos por dia, o que representa cerca de 25% do volume total produzido no município.

“Estamos iniciando um novo capítulo para Joinville e para o Brasil. A operação da URE é o resultado de anos de estudos e investimentos em tecnologia sustentável, que unem eficiência, inovação e responsabilidade ambiental”, destaca Everton Herzer, gerente de engenharia da Ambiental.

A URE Joinville Ambiental é a primeira da América Latina a transformar resíduos sólidos urbanos, que antes eram destinados ao aterro, em combustível biossintético industrial (CBSI), utilizado na geração de energia limpa e renovável.

A unidade é resultado de uma ação conjunta da Ambiental, empresa responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos da cidade, e da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

A planta, instalada em uma área de 7 mil m² no Parque de Educação Ambiental Bororós, foi construída com investimento de R$ 127 milhões, feito pela Ambiental.

Além de produzir energia suficiente para abastecer o equivalente a 7 mil residências, a unidade contribui para ampliar a vida útil do aterro sanitário em 25%, reduzir em 29 mil toneladas anuais a emissão de CO₂ e minimizar a ocupação do aterro em 50 mil m² ao longo de 20 anos.

Marília Gasperin dos Santos, diretora da Unidade de Limpeza Urbana da Seinfra, reforça que a operação da URE complementa as demais iniciativas de gestão de resíduos já existentes no município, como a coleta seletiva e a compostagem.

“Nosso objetivo é agregar tecnologia e eficiência à cadeia de tratamento de resíduos, mantendo o compromisso com a separação correta e o reaproveitamento máximo dos materiais”, explica.

A unidade processa os resíduos em diversas etapas até transformá-los em combustível biossintético, que alimenta a caldeira produtora de vapor, que é direcionado para um conjunto turbo-gerador, responsável pela geração de energia.

A operação da URE Joinville Ambiental reforça o protagonismo do município em soluções inovadoras para o meio ambiente e posiciona Santa Catarina entre os líderes em sustentabilidade na América Latina.

A operação da URE Joinville Ambiental reforça o protagonismo do município em soluções inovadoras para o meio ambiente e posiciona Santa Catarina entre os líderes em sustentabilidade na América Latina.


Principais números e benefícios da URE Joinville Ambiental

  • Tamanho da planta: 7 mil m²
  • Investimento: R$ 127 milhões
  • Capacidade produtiva: 110 toneladas/dia
  • Resíduos processados: 25% da quantidade diária gerada na cidade
  • Geração de energia: 2.106 MWH/mês (equivale ao consumo de cerca de 7 mil residências)
  • Ampliação da vida útil do aterro sanitário em 25%
  • Geração de energia limpa e renovável
  • Redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 8 vezes, se comparado ao tratamento no aterro sanitário
  • Redução de 29 mil toneladas/ano de CO², o que equivale ao gerado por 30 mil carros
  • Redução de 50 mil m² de ocupação no aterro sanitário, em 20 anos.
UBSFs de Joinville terão atendimento neste sábado com programação especial do Outubro Rosa Anterior

UBSFs de Joinville terão atendimento neste sábado com programação especial do Outubro Rosa

Águas de Joinville realiza consulta pública sobre obras de melhoria no abastecimento de água Próximo

Águas de Joinville realiza consulta pública sobre obras de melhoria no abastecimento de água

Deixe seu comentário