Celesc adota pagamento com cartão em Joinville para modernizar atendimento |
Serviço municipal promove inclusão de pessoas com transtornos mentais
-
Foto: CVJ/Divulgação -
Comissão de Saúde da Câmara conhece projetos que promovem trabalho, lazer e reinserção social de pessoas com transtornos mentais e usuários de álcool e drogas
A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville recebeu, nesta quarta-feira (30), representantes da Secretaria de Saúde para a apresentação das ações do Serviço Organizado de Inclusão Social (SOIS), que integra a Rede de Atenção Psicossocial do município. Atuando desde 2005, o SOIS promove a inclusão de pessoas com transtorno mental grave e persistente ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
Durante a reunião, a coordenadora do serviço, Ana Caroline Giacomini, detalhou os quatro pilares que norteiam as ações da frente: trabalho, educação, rede de apoio e lazer com atividades socioculturais.
Entre os destaques, estão oficinas profissionalizantes em parceria com empresas, que auxiliam na reinserção dos usuários no mercado de trabalho, além de atividades educativas por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em colaboração com a Secretaria de Educação. O serviço também oferece terapias comunitárias, oficinas de musicalização e atividades culturais.
Um exemplo do impacto dessas ações é a criação de um grupo artístico a partir das oficinas, que se apresentará na edição deste ano do Festival de Dança de Joinville, o maior do gênero no mundo.
Atualmente, o SOIS atende 155 usuários, com 23 oficinas em grupo e duas turmas de EJA. O ingresso ao serviço pode ser feito de forma voluntária ou por encaminhamento de unidades como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O encontro foi proposto pelo vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), autor da Moção 338/2025, que parabeniza os servidores do SOIS pelos 20 anos de atuação em Joinville. “O trabalho que o SOIS desenvolve é digno de reconhecimento e fundamental para a dignidade de muitas famílias”, afirmou o vereador.
Além da apresentação, a Comissão deliberou os temas das próximas reuniões, entre eles, a terceirização das recepções das unidades de saúde (28) e a criação de um programa municipal de acompanhamento para crianças com diabetes tipo 1 (17).
Deixe seu comentário