logo RCN

Contrato da iluminação pública é assinado e Joinville avança na concessão

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Consórcio QLuz agora inicia planos de manutenção, estoque de materiais e capacitação das equipes para futura operação do serviço

A Prefeitura de Joinville deu mais um passo no processo da Parceria Público-Privada (PPP) para a rede de iluminação pública de Joinville. Nesta sexta-feira (25), a Secretaria de Infraestrutura Urbana e o Consórcio QLuz Joinville assinaram o contrato da PPP.

Na prática, essa etapa representa o início oficial da Parceria Público-Privada, quando começam a contar os prazos legais para a operação. A assinatura do contrato ocorreu após o Consórcio apresentar uma série de documentos que eram exigidos por lei. Entre eles o de formação da Sociedade de Propósito Específico (SPE), que é a partir das três empresas que integram o consórcio, formar uma única empresa com capital próprio e exclusivo para assumir a concessão da iluminação pública de Joinville.

As próximas etapas contemplam o período onde serão elaborados os planos de manutenção e de modernização, bem como a formação de estoque inicial de materiais e treinamento de equipes. Depois dessas etapas, o Consórcio assumirá a manutenção do parque em até dois meses. A expectativa da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville é que a concessão inicie em 2026. Até lá, a empresa que está responsável pela manutenção, continua executando os serviços normalmente.


O que está previsto com a PPP da iluminação pública

A proposta do Consórcio QLuz Joinville representou um deságio de 30,50% comparado com o valor máximo que havia sido previsto no Edital da Concorrência da PPP para a rede de iluminação pública de Joinville. Desta forma, foi o consórcio vencedor do leilão realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo.

A proposta do Consórcio QLuz Joinville, foi no valor de R$ 1.512.999,33 mensais e a concessão será de 22 anos.

Com a implantação da PPP, pelo menos 10 mil novos pontos de iluminação devem ser instalados na cidade. Há previsão de uma iluminação diferenciada para pontos específicos do município, como áreas turísticas e de grande circulação de pessoas.

A PPP da Iluminação possibilitará ainda mais qualidade do serviço, por meio de inovação tecnológica e um ganho importante de agilidade no atendimento das demandas.

O contrato prevê, ainda, a execução de obras e a prestação de serviços relativos à modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura de iluminação pública de Joinville.

A PPP não resultará em taxas extras para os joinvilenses, já que o valor arrecadado pela COSIP vai custear todo o sistema.

A estruturação do projeto para a concessão da rede de iluminação de Joinville por meio de uma PPP começou em novembro de 2021, com a contratação, por parte da Prefeitura de Joinville, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para dar o suporte técnico e a consultoria necessários à estruturação.

O processo também passou pela análise do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), além de terem sido realizadas Audiência Pública e Consulta Pública.

Governo de SC inaugura recuperação de quase 28 km em rodovias na região de Forquilhinha Anterior

Governo de SC inaugura recuperação de quase 28 km em rodovias na região de Forquilhinha

Lula sanciona cota de 30% para mulheres em conselhos de estatais Próximo

Lula sanciona cota de 30% para mulheres em conselhos de estatais

Deixe seu comentário