logo RCN

Joinville dá início ao Cais Flutuante e se projeta como polo náutico

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Infraestrutura de 497 m² atenderá embarcações turísticas e fortalecerá a integração com a Baía Babitonga

Nesta quarta-feira (16), Joinville deu um importante passo para consolidar-se como uma cidade efetivamente de frente para o mar. O prefeito Adriano Silva assinou a Ordem de Serviço que autoriza o início da instalação do Cais Flutuante do Espinheiros. O evento ocorreu na Escola Municipal Aluizius Sehnem.

Localizada no Parque Porta do Mar, a obra consiste na reforma do píer existente e também adiciona estruturas flutuantes em concreto pré-moldado. O trapiche atual mais os flutuantes resultarão em uma área de 497 m², onde embarcações de até 100 pés (do tamanho do Barco Príncipe, por exemplo) poderão atracar.

O investimento é de R$ 6,1 milhões. A Construtora AJM Ltda foi a empresa vencedora da licitação e usará para as estruturas flutuantes peças feitas com tecnologia sueca.

“Essa infraestrutura vai ajudar o turismo aqui da região. As mais de duas mil embarcações registradas em Joinville vão poder parar aqui na frente e aproveitar a via gastronômica dos Espinheiros e também os turistas que vêm de fora para observar a beleza da nossa Baía Babitonga”, explica o prefeito Adriano Silva.

O píer será construído tendo em vista a robustez e durabilidade. Ele contará com bancos e lixeiras para o conforto dos visitantes. A estrutura terá cinco módulos flutuantes de 11 metros de comprimento e 3 metros de largura.

A interligação dos módulos será realizada por cabos de aço e blocos de borracha sintética. A estrutura existente será interligada aos módulos flutuantes por uma rampa de aproximadamente 38 metros.

Faz parte ainda do píer um módulo adicional para apoio da passarela de alumínio. Uma nova sinalização náutica para a área também está contemplada na obra.

“Essa é uma obra de extrema importância, porque além da reforma do píer já existente, nós colocaremos flutuantes com capacidade para receber grandes embarcações, fazendo com que Joinville tenha cada vez mais condições para ser a melhor cidade do Brasil”, afirma o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá.

CREA Summit 2025 debate inovação, tecnologia e sustentabilidade nas engenharias Anterior

CREA Summit 2025 debate inovação, tecnologia e sustentabilidade nas engenharias

Prefeitura de Joinville lança revista que fortalece o debate jurídico e a gestão pública Próximo

Prefeitura de Joinville lança revista que fortalece o debate jurídico e a gestão pública

Deixe seu comentário