Jardim do Museu vira cenário de piquenique cultural com música, literatura e cinema
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Convescote, nova atração da Secult, acontece de 17 a 19 de outubro com entrada gratuita
Neste mês, a Secretaria de Cultura e Turismo apresenta para os joinvilenses uma nova proposta de evento. O jardim do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) será palco de um grande convescote com atrações culturais. Essa palavra pouco usada na língua portuguesa significa piquenique, ou seja, uma reunião de pessoas para comer, conversar, descansar e aproveitar a natureza.
O evento, que será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, é uma promoção da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e contará com apresentações culturais de música e dança, sarau literário, intervenções artísticas, bate-papos, experiências imersivas, contação de histórias e sessões de cinema, convidando o público de todas as idades a viver a arte e a cultura de um jeito afetivo e inovador.
A primeira edição do convescote terá parceria com o Festival Literário de Santa Catarina, evento que será lançado na sexta-feira, dia 17 de outubro, às 17h.
Para celebrar o crescimento da Feira do Livro de Joinville, que agora se torna um evento estadual, o fim de semana contará também com venda de livros a preços populares, rodas de leitura, oficinas criativas, sessões de autógrafos, troca-troca de livros e um acampamento literário, um espaço simbólico para leitura e imaginação sob as estrelas. O local contará, ainda, com uma mini praça de alimentação com food trucks.
Totalmente gratuita, a programação do Convescote, na sexta-feira, terá atividades culturais até as 20h. No sábado e no domingo (18 e 19), o evento será das 10h às 20h, quando o público é convidado a levar a sua cesta com lanche e reunir os amigos e familiares para um momento de conversa ao ar livre.
Em breve, a Prefeitura de Joinville vai abrir inscrição para o público que quiser participar nos dias 18 e 19 de outubro. As 50 primeiras pessoas que se inscreverem receberão uma toalha para tornar a experiência do convescote ainda melhor.
Evento itinerante vai movimentar diferentes espaços públicos
Além da edição no Museu Nacional de Imigração e Colonização, a Secult planeja a realização do convescote em outros espaços públicos, como praças e museus, nas próximas edições. Em todas elas, a Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior vai levar, gratuitamente, apresentações de dança, música e teatro para a comunidade, além de contar com a participação de outras instituições e artistas.
Deixe seu comentário