Com foco em drenagem sustentável, Vila Nova avança em urbanização
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Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Calçadas com paver drenante e pavimentações já somam quase 70 mil m²; obras seguem até 2026 com apoio do BID
O bairro Vila Nova, na Zona Oeste de Joinville, já recebeu obras de pavimentação e calçadas drenantes em uma área que equivale a quase dez campos oficiais de futebol. No primeiro semestre deste ano, 12 ruas foram finalizadas, que somadas a outras sete, integram um primeiro pacote com 19 vias contempladas com melhorias.
Desse total entregue, sete passeios públicos receberam piso de concreto e vala de retenção e em 12 calçadas foi implantado o Sistema Urbano de Drenagem Sustentável (SUDs), com uso de paver drenante. Essas melhorias nas calçadas abrangeram quase 20 mil metros quadrados de área. Já em pavimentações viárias, 48.938 metros quadrados receberam melhorias.
Outros 26 trechos de obras de implantação do SUDs estão em andamento e devem ser finalizados até o final deste ano. Ao todo serão beneficiadas 64 ruas e duas áreas públicas (praças). A previsão é concluir os trabalhos em dezembro de 2026.
As obras de drenagem são custeadas pela Prefeitura de Joinville, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os investimentos são superiores a R$ 95 milhões, sendo mais de R$ 91,2 milhões para a execução da obra e R$ 4,2 milhões para a supervisão da obra.
Sistema construtivo reduz risco de cheias
O chamado Sistema Urbano de Drenagem Sustentável (SUDs) tem o objetivo de melhorar o fluxo das águas pluviais, atenuando riscos de cheias e reduzindo danos causados por inundações decorrentes da microdrenagem.
Por ter uma característica diferenciada de construção, o passeio público com SUDs precisa de cuidados diferenciados dos moradores beneficiados. Por terem a estrutura porosa com o objetivo de absorver maior fluxo de água, não será possível o depósito de materiais que possam obstruir o sistema drenante.
As calçadas drenantes são formadas por camadas e possuem entre 20 e 80 centímetros de profundidade. Na superfície, estão os pavers feitos com pedriscos que dão aos blocos uma estrutura mais porosa que permite melhor absorção da água.
Orifícios na lateral do meio-fio ajudam a escoar a água da via para o sistema drenante da calçada. Os espaços vazios que ficam entre essas pedras formam reservatórios que retêm a água infiltrada por mais tempo.
O escoamento da água para a rede de drenagem acontece de forma mais lenta minimizando riscos de inundação, já que reduz o fluxo de água destinado aos rios em um mesmo momento.
Transtornos temporários
As obras também contemplam melhorias das pavimentações viárias. Por causa dos trabalhos, vias são interditadas totalmente ou parcialmente para facilitar a realização dos trabalhos. Devido aos eventuais transtornos causados pelas obras, pede-se aos moradores e motoristas atenção e compreensão.
Dias antes do início de cada interdição, os moradores são avisados por meio de material impresso e também por grupos de mensagens para que possam estar preparados.
A dica, principalmente em relação às vias com interdição total, é se programar e evitar transitar nestas ruas. Para quem mora nelas e precisa sair de casa, o recomendado é procurar deixar o veículo em locais próximos acessíveis.
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