Receita Federal, em palestra no Fórum de Joinville, incentiva destinação social do IRPF

Magistrados e servidores da comarca de Joinville participaram nesta semana de uma palestra com representantes da Receita Federal, oportunidade em que aproveitaram para esclarecer dúvidas e também saber mais sobre a campanha “Destinação IRPF – Seu Imposto Vira Destinação e um Sonho Vira Realidade”. A mobilização, a menos de um mês do encerramento do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2023, buscou incentivar a contribuição direta de parte do imposto devido a projetos sociais que cuidam de crianças e adolescentes, de idosos e do esporte, sem onerar o contribuinte.

“Todos reconhecem a atuação eficiente e destacada da Receita Federal do Brasil, todavia é preciso ressaltar que a Delegacia da Receita Federal de Joinville merece aplausos por mostrar também a importância da arrecadação tributária e o lado social que podemos obter com a destinação da nossa contribuição para projetos sociais em Joinville. Vivemos no município, não na União. Destinar recursos ao nosso município para que sejam utilizados em projetos sociais é algo que deve ser estimulado e adotado pelos contadores que auxiliam na confecção das declarações do imposto de renda dos cidadãos e das empresas”, ressaltou o juiz Yhon Tostes, diretor do foro da comarca de Joinville.

A destinação de parte do imposto devido é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais, além de fomentar atividades audiovisuais e desportivas. Porém, ainda é uma prática pouco adotada. No exercício de 2022, ano-base 2021, em todo o território nacional foi destinado diretamente do imposto devido 0,59%; em Santa Catarina, dos contribuintes, 0,24% aderiu à campanha; e na maior cidade do Estado, Joinville, apenas 0,01%.

“As estatísticas mostram que é importante conscientizar o cidadão sobre a necessidade de aderir a essa campanha, destinando 6% do imposto devido a fundos da criança, adolescente ou idoso no exato momento da entrega do Imposto de Renda, que vai até o dia 31 de maio. Não há nenhum encargo extra, o valor já seria pago, o que acontece é uma destinação a um fundo de interesse da cidade, Estado ou União. Isso fica a critério do contribuinte”, ressaltou Sidnei Alves Ramos, auditor da Receita Federal.

Ainda durante o encontro, foram apresentadas novidades para o pós-entrega. Segundo Luiz Antônio Miranda, delegado da Receita Federal em Joinville, quem indicar Pix terá prioridade na fila da restituição. “Na hora de declarar o IR, o contribuinte que preencher a chave Pix CPF terá prioridade na restituição”, destaca.

Para o assessor jurídico Emerson Gustavo Andrade Tchorney, que até o momento não finalizou a declaração, o encontro foi de grande valia. “Consegui esclarecer as dúvidas pendentes, essa interação é muito importante e pode evitar futuras retificações”, avaliou.



Discussão sobre pensão de cães será julgada em vara da família Anterior

Discussão sobre pensão de cães será julgada em vara da família

Prefeitura de Joinville divulga projetos classificados na primeira etapa do Edital do Simdec Próximo

Prefeitura de Joinville divulga projetos classificados na primeira etapa do Edital do Simdec

Deixe seu comentário