Estrutura conhecida como “mesa de sinuca gigante” será demolida em São Francisco do Sul |
Carnaval de Joinville 2026 começa neste fim de semana
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Joinville abre o Carnaval em Santa Catarina nos dias 7 e 8 de fevereiro com o retorno do desfile competitivo das escolas de samba, Encontro dos Blocos, Carnaval da Família e esquema especial de segurança, trânsito e transporte
O Carnaval de Joinville 2026 está chegando e promete movimentar a cidade no próximo fim de semana, dias 7 e 8 de fevereiro. A folia joinvilense abre oficialmente os festejos carnavalescos em Santa Catarina com o retorno do Desfile das Escolas de Samba no formato competitivo, além do tradicional Encontro dos Blocos e do Carnaval da Família, reunindo atrações para públicos de todas as idades.
Para garantir um Carnaval seguro, inclusivo e organizado, a Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ), em parceria com a Prefeitura de Joinville, preparou uma ampla estrutura de segurança, acessibilidade, mobilidade e serviços para receber os foliões.
Desfile das Escolas de Samba abre o Carnaval de Joinville no sábado
A programação começa no sábado (7), a partir das 18h, com o Desfile das Escolas de Samba na avenida Beira Rio. A abertura oficial ficará por conta do Afoxé Omilodê, que realiza a tradicional lavagem da avenida. Em seguida, às 19h, tem início o desfile competitivo, com ordem definida por sorteio.
A primeira escola a entrar na avenida será a Fusão do Samba, seguida por Príncipes do Samba, Unidos pela Diversidade e Unidos do Caldeirão. As agremiações serão avaliadas por 18 jurados, distribuídos em nove quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e casal de mestre-sala e porta-bandeira.
O público contará com uma arquibancada de 90 metros de comprimento, com seis degraus, além de espaços ao longo do percurso. Também haverá uma área exclusiva para pessoas com deficiência, localizada entre o Centreventos Cau Hansen e o Expocentro Edmundo Doubrawa.
“O Carnaval de Joinville é inclusivo. Teremos audiodescrição, intérprete de Libras e uma equipe preparada para acolher o público em uma área com cadeiras e visão privilegiada”, destaca o presidente da LIESJ, Gabriel de Paula. Para acessar a audiodescrição, é necessário levar fone de ouvido e aparelho compatível com a frequência de rádio.
Domingo tem Encontro dos Blocos, Carnaval da Família e apuração
No domingo (8), a programação segue intensa. A partir das 10h, ocorre o Encontro dos Blocos, com concentração dos grupos do Coletivo de Blocos de Rua de Joinville nas imediações da Praça da Bandeira. O evento reúne diferentes ritmos, como samba, pagode, axé e tecnomelody. A programação completa está disponível no Instagram @blocosderuajoinville.
Às 14h30, os blocos seguem em cortejo pela rua Dona Francisca até o Centreventos Cau Hansen, onde acontece a apuração do Desfile das Escolas de Samba, a partir das 15h. Após o resultado, a festa continua com show de pagode do Grupo do Gui, até as 21h.
O domingo também conta com o Carnaval da Família, no Expocentro Edmundo Doubrawa. A partir das 14h, o PetFolia promove concurso de fantasias, feira temática e adoção de animais do Centro de Bem-Estar Animal. Das 14h às 18h, o bailinho infantil anima as crianças com show do grupo As Mareadas, confete, música e brinquedos.
Segurança, transporte e estrutura para os foliões
O Carnaval de Joinville contará com atuação integrada da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, brigadistas e segurança privada.
“Manteremos a mesma estrutura de segurança dos últimos anos, com sete pontos de revista e controle de acesso ao desfile. A entrada com recipientes de vidro é proibida”, reforça Gabriel de Paula.
Para o conforto do público, serão disponibilizados 24 banheiros químicos na avenida Beira Rio, além do acesso liberado aos banheiros do Expocentro Edmundo Doubrawa. O estacionamento do Centreventos Cau Hansen funcionará com entrada paga pela rua Orestes Guimarães, que também será utilizada para embarque e desembarque de veículos por aplicativo.
No transporte coletivo, haverá operação das linhas Madrugadão, com uma viagem extra saindo do Terminal Central às 2h30 da madrugada de sábado para domingo.
A área entre o Centreventos e o Expocentro contará com praça de alimentação, food trucks e 17 ambulantes credenciados. A LIESJ será responsável pela operação dos bares oficiais do evento.
Atenção às alterações no trânsito
Desde esta quarta-feira (4), motoristas devem ficar atentos às interdições parciais ou totais na região da avenida Beira Rio para montagem da estrutura e realização do Carnaval.
No sentido Sul/Norte, as rotas alternativas são a avenida Hermann August Lepper e a rua João Colin. No sentido Norte/Sul, o tráfego deve seguir pelas ruas Blumenau e Orestes Guimarães. O eixo Marquês de Olinda também pode ser utilizado como opção. Os trechos interditados estarão sinalizados e agentes do Departamento de Trânsito farão a orientação dos motoristas.
Confira o cronograma de interdições
Avenida Beira Rio, entre as ruas Max Colin e Itaiópolis (sentido Sul-Norte)
Interdição total – 9h de quarta-feira (4/2) às 23h59 de domingo (8/2)
Avenida Beira Rio, entre as ruas Max Colin e Itaiópolis (ambos os sentidos)
Interdição total – 23h de quinta-feira (5/2) às 5h de sexta-feira (6/2)
Avenida Beira Rio, entre as ruas Itaiópolis e Max Colin (sentido Norte-Sul)
Interdição parcial – 5h às 22h59 de sexta-feira (6/2)
Interdição total – 23h de sexta-feira (6/2) às 23h59 de domingo (8/2)
Rua Max Colin, entre as ruas José Vieira e Orestes Guimarães
Interdição total – 15h de sábado (7/2) às 3h de domingo (8/2)
Rua Vargeão e Rua Eduardo Krisch
Interdição total – 15h de sábado (7/2) às 3h de domingo (8/2)

Deixe seu comentário