Frente fria provoca chuva, temporais e queda de temperatura em Santa Catarina neste fim de semana

  • Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM -

Calor intenso marca a sexta-feira, mas mudança no tempo traz instabilidade e risco de temporais a partir de sábado

A passagem de uma frente fria por Santa Catarina volta a deixar o tempo instável neste fim de semana. A previsão indica chuva, temporais isolados e leve diminuição das temperaturas, especialmente entre o Vale do Itajaí, o Norte catarinense e áreas da Grande Florianópolis, onde os temporais podem ocorrer com maior intensidade.

Antes da mudança no tempo, o calor segue forte nesta sexta-feira (6). As temperaturas permanecem acima dos 30°C em todas as regiões do estado, podendo se aproximar dos 40°C no Extremo Oeste. No Vale do Itajaí e no Litoral, os termômetros devem atingir cerca de 35°C. Essa condição é provocada pela atuação de um sistema pré-frontal, que antecede a chegada da frente fria.

No sábado (7), o dia começa abafado, com temperaturas próximas ou acima dos 30°C, principalmente no Oeste e no Litoral Norte. A partir do fim da manhã e início da tarde, o avanço da frente fria aumenta a nebulosidade e provoca chuva em diversas regiões. O risco é alto para temporais com chuva intensa na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, enquanto nas demais áreas o risco é considerado moderado.

As chuvas se estendem até a madrugada de domingo (8). Ao longo da tarde e da noite, o tempo segue instável, com possibilidade de temporais isolados e passageiros, principalmente entre os Planaltos e o Litoral. O risco associado às chuvas é baixo a moderado, mas não se descarta a ocorrência de alagamentos pontuais.


Temperaturas

No sábado (7), as temperaturas seguem elevadas em grande parte de Santa Catarina, com máximas entre 30°C e 38°C, especialmente no Oeste e Extremo Oeste. No Litoral, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os termômetros variam entre 31°C e 33°C. Já nas áreas mais altas do Planalto Sul e do Litoral Sul, as máximas ficam próximas dos 30°C. Durante a noite, a mudança na direção dos ventos pode provocar queda das temperaturas para abaixo dos 20°C nas regiões de maior altitude.

No domingo (8), o avanço da frente fria deixa o clima mais ameno no Litoral, Vale do Itajaí e Planaltos, com máximas entre 23°C e 27°C. No Planalto Norte e no Litoral Norte, as temperaturas não devem passar de 25°C e 24°C, respectivamente. Na Grande Florianópolis, os termômetros variam entre 20°C e 26°C. Já no Oeste e Extremo Oeste, o calor volta a ganhar força, com máximas que podem chegar a 37°C.


Tendência para a próxima semana

Na segunda-feira (9), o sol volta a predominar no Grande Oeste catarinense. No Litoral e em áreas próximas, o céu permanece com maior presença de nuvens e ainda há condições para chuva fraca e ocasional, influenciada pela circulação marítima.

No decorrer da semana, a circulação marítima perde força gradualmente, favorecendo o retorno do tempo firme em Santa Catarina. A tendência é de dias com sol e elevação gradual das temperaturas em todas as regiões do estado.

Frente fria provoca chuva, temporais e queda de temperatura em Santa Catarina neste fim de semana Anterior

Frente fria provoca chuva, temporais e queda de temperatura em Santa Catarina neste fim de semana

PetFolia do Carnaval de Joinville terá feira de adoção de cães e gatos no Expocentro Próximo

PetFolia do Carnaval de Joinville terá feira de adoção de cães e gatos no Expocentro

Deixe seu comentário