logo RCN

Joinville recolhe 15 toneladas de entulhos em maior mutirão contra a Dengue do ano

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Ação no bairro Nova Brasília contou com mais de 100 profissionais, inspeções em mais de 2 mil depósitos e orientações sobre o Método Wolbachia

Na sexta-feira (25), a Prefeitura de Joinville realizou o sétimo mutirão contra a dengue do ano, desta vez, a ação ocorreu no bairro Nova Brasília. A mobilização recolheu 15 toneladas de entulhos, o maior volume registrado nas ações dos mutirões de 2025.

Um dos locais era um terreno abandonado, onde foi necessário o apoio de três caminhões para a retirada de entulhos. Os mutirões são ações contínuas de prevenção e educação que integram a estratégia do município no combate à dengue.

A ação desta sexta-feira contou com a participação de mais de 100 pessoas, com equipes da Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários de Saúde, UBSF Nova Brasília, Defesa Civil, Polícia Militar, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, Departamento de Trânsito e Unidade de Obras Sudoeste.

Durante a mobilização, as equipes realizaram o tratamento em 187 depósitos fixos, que não podem ser eliminados, e a aplicação de tratamento que visa eliminar mosquitos adultos em 3 centros de reciclagem. No total, 2.167 depósitos foram inspecionados.


Orientação sobre segunda fase do Método Wolbachia

As equipes envolvidas no mutirão também promoveram visitas orientativas a 984 locais, a maioria residências (784), além de comércios, reforçando à população sobre a importância dos cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Também foram distribuídos à população 650 frascos de repelentes.

Outro objetivo das visitas orientativas foi esclarecer a população sobre a segunda fase do Método Wolbachia, quando o bairro Nova Brasília será um dos contemplados com a nova soltura dos Wolbitos.

A segunda fase irá abranger 15 bairros e obter um alcance de 150 mil pessoas, chegando a 75% do município coberto pelo método. Em 2024, a primeira fase contemplou 17 bairros e aproximadamente 360 mil moradores.

Natural, autossustentável e sem qualquer modificação genética, o método introduz a bactéria Wolbachia, presente em 60% dos insetos da natureza e inofensiva aos humanos, nos mosquitos Aedes aegypti.

A segunda fase do Método Wolbachia vai atender os bairros Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, Boehmerwald, Bucarein, Dona Francisca, Glória, Itinga, Jardim Paraíso, Nova Brasília, Pirabeiraba, Profipo, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio e Vila Cubatão.

Santa Catarina é o segundo estado com maior proporção de domicílios com internet no Brasil Anterior

Santa Catarina é o segundo estado com maior proporção de domicílios com internet no Brasil

Prefeitura de Joinville oferece mais de mil vagas em CEIs conveniados Próximo

Prefeitura de Joinville oferece mais de mil vagas em CEIs conveniados

Deixe seu comentário