Itaipu aposta em energias renováveis e quer dobrar capacidade |
Explore Joinville nas férias: passeios históricos, natureza exuberante e cicloturismo
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
De tours a pé no Centro a trilhas ecológicas e rotas rurais, cidade oferece experiências gratuitas e acessíveis para toda a família
As férias escolares são uma oportunidade para sair da rotina e explorar lugares inéditos. Joinville está cheia de locais encantadores esperando para serem visitados. Para quem quer conhecer mais sobre a história dos prédios do Centro da cidade, uma boa oportunidade são os Walking Tours (passeios que podem ser feitos a pé), como o Imperdíveis de Joinville, com mais de 18 lugares.
Em cada um deles é possível aprender um pouco mais sobre a cultura, história, gastronomia e curiosidades da região. A trilha é áudio guiada e está disponível em três idiomas no site visitejoinville.com.br, na aba com roteiros imperdíveis de Joinville.
Os museus de Joinville são atrações que merecem tempo para a visitação. Eles abrigam verdadeiras preciosidades da história de Joinville e região. O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, por exemplo, tem duas exposições que contam sobre os objetos utilizados e produzidos pelos povos originários, além de todo o processo migratório em que eles passaram até chegar no litoral catarinense. O acervo tem peças para serem manuseadas por pessoas cegas ou com baixa visão, além de réplicas em 3D.
Além disso, o Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) e o Museu de Arte de Joinville (MAJ), terão horário de funcionamento estendido por duas horas até 3 de agosto, as unidades vão funcionar das 9h às 17h, inclusive na segunda-feira, dia 28 de julho, dia da semana em que os museus não abrem normalmente em Joinville.
O Parque Caieira é uma área de preservação de sambaquis. Do pórtico até a beira da baía, a distância é de cerca de um quilômetro de caminhada, por uma rota principal. Também existem trilhas durante essa caminhada ao redor da estrada principal.
Para conferir os horários e dias de funcionamento das atrações, é só acessar o site joinville.sc.gov.br.
Encantos da natureza
Uma outra opção, a cerca de 30 minutos do Centro, é a Vigorelli. Ela fica às margens da Baía Babitonga e possui uma gastronomia com base em frutos do mar, em diversos restaurantes da região, enquanto aprecia a vista. O visitante pode ter a sorte de estar lá e acompanhar o momento da revoada dos guarás, já que os pássaros vermelhos típicos da região estão entre as aves mais bonitas do Brasil.
Na área rural de Joinville, rotas como o Caminhos do Piraí e Dona Francisca permitem o contato com a natureza, além de comércios com produtos típicos da região. Para explorar os destinos rurais, a dica é acessar antes o site turismoruraljoinville.com.br para conhecer as diversas opções.
Para quem busca um programa que combine qualidade de vida, cultura e aventura, uma excelente escolha são as oito rotas cicloturísticas de Joinville: dos Museus, Parques e Mirantes, Estrada Bonita, Quiriri, do Piraí, Baía Babitonga, Rio do Júlio e Rota de Acesso. As rotas proporcionam contato com áreas de Mata Atlântica, cachoeiras, piscinas naturais, parques aquáticos, mirantes e estradas cênicas. Além disso, é possível apreciar casas típicas em estilo enxaimel, belíssimos jardins, pontes de madeira cobertas, pequenas fábricas de cachaça, sítios com produtos orgânicos e coloniais, além de plantações de flores.
Para mais informações sobre os destinos turísticos de Joinville e a agenda de eventos, acesse o site visitejoinville.com.br. No portal, você também encontra guias e rotas turísticas centrais, náuticas e eco-rurais, além de recomendações específicas para famílias com crianças, jovens e aventureiros, melhor idade, famílias com pets, grupos de turismo e turismo de negócios.
Ainda há opções especialmente pensadas para dias de chuva, programas focados em cultura e experiência, atrações que promovem qualidade de vida, sugestões gastronômicas e indicações completas de hospedagem e hotelaria.
Deixe seu comentário