logo RCN

Com cor, ritmo e emoção, alunos da rede municipal brilham no Festival da Sapatilha

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Escola Virgínia Soares encantou o público com coreografia “Día de los Muertos” e reforçou a importância do programa Dança na Escola

A Escola Municipal Professora Virgínia Soares encantou o público durante o Festival da Sapatilha, no 42º Festival de Dança de Joinville. O grupo se apresentou na tarde desta sexta-feira (25) no palco da Feira da Sapatilha, competindo no gênero Danças Populares Brasileiras, na categoria infantil.

A unidade escolar participou pela primeira vez de uma competição dentro do Festival de Dança, com a coreografia “Día de los Muertos”, que homenageia a cultura mexicana reunindo elementos tradicionais que marcam a alegria, a vibração e a força do país.

“É uma coreografia que já apresentamos na Mostra Dança na Escola do Programa Dança na Escola do ano passado, mas que reformulamos para o Festival de Dança. Quisemos homenagear a grande festa do Dia dos Mortos, uma das celebrações mais tradicionais do México, que honra a vida dos entes queridos que já faleceram”, explica a professora e coreógrafa Natália Petri.

A apresentação reuniu 16 alunos de 11 a 13 anos. Entre eles, estava Sofia Correa Mendes, que participou pela segunda vez do Festival de Dança de Joinville – no ano passado, ela se apresentou nos Palcos Abertos. Para Sofia, participar do Festival da Sapatilha foi uma experiência incrível.

“Deu um nervosinho na hora de entrar no palco, mas depois que a gente entrou foi uma sensação maravilhosa. Foi um mix de sentimentos entre alegria, emoção e paixão. O que define essa experiência é orgulho e felicidade”, conta.

A Escola Municipal Professora Virgínia Soares faz parte do programa Dança na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Festival de Dança. Ao todo, 26 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino compõem o programa, reunindo aproximadamente 1,5 mil alunos.

O Festival da Sapatilha é uma competição com apresentações diárias e gratuitas na Feira da Sapatilha e na Praça Nereu Ramos. Ela é dividida em oito gêneros, e nas categorias Infantil (nascidos de 2013 a 2015) e Livre (nascidos até 2015 – contemplando júnior e sênior), sendo premiadas diariamente as três melhores apresentações de cada gênero de dança.


Outras escolas no Festival de Dança

A Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos foi mais uma representante da Rede Municipal de Ensino em competição dentro do Festival de Dança de Joinville. A unidade disputou a Mostra Competitiva e conquistou o 12º título da história na categoria Danças Populares Brasileiras – Conjunto Júnior. O grupo formado por 37 alunos e liderado pela coreógrafa Elisiane Wiggers mostrou no palco uma coreografia que homenageia a cultura do boi de Santa Fé, de São Luís (MA).

Além das apresentações competitivas, 11 escolas também estão participando dos Palcos Abertos do festival. Ao todo, são 33 coreografias de diversos gêneros, como jazz, danças urbanas, danças populares, danças contemporâneas e ballet clássico.

Explore Joinville nas férias: passeios históricos, natureza exuberante e cicloturismo Anterior

Explore Joinville nas férias: passeios históricos, natureza exuberante e cicloturismo

Com patinhas no ritmo, animais do CBEA participam do Dog Dance Day em Joinville Próximo

Com patinhas no ritmo, animais do CBEA participam do Dog Dance Day em Joinville

Deixe seu comentário