logo RCN
NOTÍCIAS

Idealizador do Parque Unipraias, morre em Porto Alegre

  • JM -

O empresário foi mais uma vítima de complicações causadas pela COVID-19

O mais visionário dos empreendedores de Balneário Camború, Júlio André Ruas Tedesco, de 72 anos, morreu nesta sexta-feira (19), em Porto Alegre-RS, vítima de complicações provocadas pela COVID-19. Júlio Tedesco é o idealizador das principais atrações turísticas da cidade: o Parque Unipraias e a Marina Tedesco são duas das mais conhecidas.

Júlio estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O corpo será velado neste sábado (20) no Crematório Angelus, em Porto Alegre. A cerimônia está marcada para às 13h. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mário Cézar de Aguiar, disse que "o Brasil e Santa Catarina perdem um empreendedor, que vislumbrou e realizou negócios de valor agregado e que ao mesmo tempo tinha espírito solidário ímpar"

História

A família Tedesco tem uma história de quase 90 anos em Santa Catarina e ultrapassa gerações. Começou com o avô de Júlio e passou para o pai, que foi homenageado com o nome da principal avenida da Barra Sul, a Normando Tedesco. A saga começa há quase 90 anos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Aos 53 anos, o avô de Júlio, Primo Tedesco, aprendeu a fazer pasta de madeira para fabricação de papel. Autodidata, isso lhe rendeu um convite para ir de trem à Caçador "dar uma olhada" em negócios no Meio-Oeste catarinense. A empresa Primo Tedesco, a qual Júlio presidiu, é uma das principais produtoras de celulose do país.

Usando um teodolito (instrumento de precisão que serve para fazer medições na terra e no mar), Primo, que havia se encantado com uma cachoeira, fez as medições e instalou ali uma roda de pedra, usada para "ralar" a madeira e produzir a pasta, que depois seria vendida para fabricação de papel.

Ele e a esposa, Henriqueta, se mudaram para terras catarinenses, morando acima da pequena fábrica. Normando, filho do casal, ficou estudando no Colégio Militar, em Porto Alegre. Depois, foi fazer Jornalismo no Rio de Janeiro.

Normando Tedesco, o pai

A empresa cresceu e Normando voltou para Santa Catarina para ajudar o pai. Ele foi vereador e dono de um jornal. Casou com Natércia Ruas e tiveram dois filhos. Marco nasceu em 1945. Quando Júlio nasceu, em 4 de fevereiro 1948, a empresa já era exportadora de araucária pelo Porto de Itajaí.

Mas Normando não se conformava: os caminhões que levavam material para o litoral voltavam vazios. Para ele, eles poderiam trazer peixe e camarão, por exemplo.Normando embarcou num monomotor em direção à Itajaí. Mas, no meio do caminho, um problema na aeronave fez com que ele precisasse pousar no extremo sul da Praia, na época pertencente à Camboriú.

Os Tedesco logo viraram donos do que hoje é de um valor inimaginável: cerca de 280 metros quadrados no metro quadrado mais caro do Brasil. Parte do lugar pertenceu à família do ex-governador Antônio Carlos Konder Reis.

A trajetória de Júlio

Júlio estudou em Caçador até os 14 anos, depois foi para Porto Alegre, onde cursou Administração, mas não terminou o curso, pois o pai e o avô adoeceram. Aos 25, ele assumiu a presidência da empresa.Primo faleceu em 1975, e Normando, em 1978. Na época, Júlio assumiu os negócios em Caçador e deu continuidade aos planos do pai, em Balneário Camboriú. Foi ele que batizou a área comprada pela família de "Barra Sul", que se tornou nome oficial.

Empreendimentos

Entre os empreendimentos idealizados por Júlio, estão o Rancho do Baturité - que marcou gerações de catarinenses - e o Bondindinho, que até hoje faz passeios turísticos na cidade, mas que não pertence mais à família. O Parque Unipraias começou a se tornar realidade em 1995, resultado de uma parceria dos Tedesco com os Bogo, família joinvilense. O teleférico, de peças italianas e o cabo vindo da Suíça, foi inaugurado em 1999.

Já a Marina Tedesco foi inaugurada em 2006, depois de dois anos de trâmite para conseguir as licenças e mais dois de construção. Foi Tedesco também que ganhou a primeira licitação pública de águas do país, para aquele que é considerado o melhor atracadouro privado do Brasil.

Tedesco recebeu incontáveis homenagens e títulos, dentre eles, dois Troféus Beto Carrero Excelência no Turismo, concedidos pelo Governo do Estado, por sua contribuição para o setor turístico catarinense. O Grupo Tedesco completa 85 anos em Santa Catarina, e há mais de 70 anos a família Tedesco empreende em Balneário Camboriú.

Em 2020, o nome de Júlio Tedesco foi aprovado para receber a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, a principal homenagem da indústria catarinense, concedida pela Fiesc. Júlio Tedesco deixa a esposa e duas filhas, além de um legado na cidade de Balneário Camboriú.(Jornal Metas)

Flamengo e Inter duelam Anterior

Flamengo e Inter duelam

Pazuello diz para prefeitos não reterem vacinas para 2ª dose Próximo

Pazuello diz para prefeitos não reterem vacinas para 2ª dose

Deixe seu comentário