Show de Talentos valoriza a arte e promove a inclusão social de usuários do Serviço de Saúde Mental em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Evento "Um Concerto para a Mente" reúne dança, música e poesia, destacando habilidades de pacientes e promovendo autoestima no Teatro do Sesc

Em um clima de celebração e superação, o show de talentos “Um Concerto para a Mente” reuniu usuários do Serviço de Saúde Mental de Joinville em uma série de apresentações culturais no Teatro do Sesc. Organizado pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) e pelo Serviço Organizado de Inclusão Social (SOIS), o evento contou com cerca de 20 apresentações, incluindo dança, música, stand-up comedy, recital de poemas e até um desfile de moda com produtos feitos pela associação de usuários, a Recuperação Para o Trabalho (Repart). Obras de arte criadas por um paciente também foram expostas, trazendo orgulho e alegria ao público de aproximadamente 100 pessoas, entre familiares e usuários dos serviços.

“Buscamos valorizar as habilidades que os usuários trazem, como dança, música e stand-up, para que eles se coloquem em uma posição de protagonismo, não apenas como ouvintes, mas também como atores neste momento”, explica o terapeuta ocupacional do SOIS, Rogério Amâncio.

Cada apresentação foi marcada por aplausos e emoção, evidenciando as histórias de superação e a importância da autoestima para os participantes. Claus Janke, usuário do SOIS, enfrentou a timidez e cantou ao lado de um amigo, afirmando: “Não vejo como doença mental, vejo como superação”. Para Frederico Valente, do CAPS, que interpretou a música “O Sol” de Vitor Klein, o evento foi uma oportunidade única: “Cada um tem sua maneira de expressar arte. Aqui a gente descontrai. Eu me sinto lisonjeado por ser aceito e por ter sido percebido”.

Iniciativas como essa, segundo Rogério Amâncio, terapeuta do SOIS, são fundamentais para fortalecer a autoestima dos usuários e promover o sentimento de pertencimento à sociedade, retirando o estigma de “paciente” e valorizando-os como cidadãos com múltiplas habilidades e potencialidades.

O SOIS, referência em inclusão social dentro da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), está localizado na rua Aracajú, 1368, no bairro Santo Antônio, funcionando de segunda a sexta, das 7h às 18h, sem necessidade de agendamento. Além do SOIS, Joinville possui quatro CAPSs, que acolhem os usuários e seus familiares, reforçando o compromisso com uma saúde mental humanizada e acessível.


Confira quais são os CAPSs

CAPS IJ Infantojuvenil é responsável por atendimento de crianças e adolescentes, com idade entre 0 e 18 anos incompletos, com transtornos mentais e do uso abusivo de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas), que necessitam de cuidado intensivo. Localização: Rua Pernambuco, 115, Anita Garibaldi.

CAPS II Nossa Casa é responsável por tratamento para pessoas com transtornos mentais agudos ou crônicos graves, que tenham necessidade de um cuidado intensivo, tendo um papel fundamental no atendimento à crise e na reabilitação psicossocial de seus usuários. Localização: Rua Pernambuco, 115, Anita Garibaldi.

CAPS AD Álcool e Drogas é responsável por prestar atendimento integral a pessoas com sofrimento decorrente do uso/abuso de álcool e substâncias psicoativas (drogas) e tem como objetivo trabalhar a reabilitação psicossocial ao longo do dia. Localização: Rua Doutor Plácido Olímpio de Oliveira, 1489, Anita Garibaldi.

CAPS III Dê Lírios é responsável por tratamento para pessoas com transtornos mentais agudos ou crônicos graves, que tenham necessidade de um cuidado intensivo, tendo como objetivo o atendimento na crise e a reabilitação psicossocial de seus usuários. Localização: Rua Tubarão, 128, América.

Hospital Geral de Joinville promove Halloween para pacientes com mascote especial e atividades festivas Anterior

Hospital Geral de Joinville promove Halloween para pacientes com mascote especial e atividades festivas

Programa Bebê Precioso celebra 15 anos de acolhimento e cuidados com bebês que passaram pela UTI Próximo

Programa Bebê Precioso celebra 15 anos de acolhimento e cuidados com bebês que passaram pela UTI

Deixe seu comentário