Joinville realiza vacinação neste fim de semana para atualizar calendário vacinal da população |
Joinville alcança faixa A em indicador nacional e se destaca na preparação para desastres climáticos
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Município sobe de classificação no Indicador de Capacidade Municipal em Proteção e Defesa Civil, do Governo Federal, e passa a integrar o grupo das cidades mais preparadas do país
Joinville foi classificada na faixa A do Indicador de Capacidade Municipal em Proteção e Defesa Civil (ICM), elaborado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O resultado coloca o município entre os mais bem preparados do Brasil para atuar em situações de desastre relacionadas ao clima e representa um avanço em relação à última avaliação, realizada em 2024, quando a cidade estava na faixa B.
O ICM avalia a capacidade dos municípios na gestão de riscos e desastres, considerando o porte e o perfil de risco de cada localidade. Joinville é classificada como cidade de porte médio/grande e possui perfil de risco prioritário, por estar suscetível a ocorrências como deslizamentos, enxurradas e inundações.
O indicador é composto por 20 variáveis, que analisam aspectos como dotação orçamentária para a Proteção e Defesa Civil, mapeamento de áreas de risco, instrumentos de planejamento e gestão, além de ações educativas e campanhas de conscientização sobre desastres. Joinville atingiu 17 das 20 variáveis avaliadas, desempenho que garantiu ao município a classificação máxima do índice.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, a mudança de faixa é resultado de avanços estruturais e institucionais. “Joinville mudou de faixa porque atingiu indicadores que antes não possuía. Criamos o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, que reorganizou e reestruturou a Defesa Civil no município. Também avançamos no Plano Municipal de Gestão de Risco de Desastre, que aprimorou o mapeamento, além da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização, Carta de Suscetibilidade e outros instrumentos”, destaca.
Plano Municipal fortalece gestão de riscos e desastres
Entre os principais fatores que contribuíram para o bom desempenho de Joinville no indicador está a conclusão do Plano Municipal de Gestão de Risco de Desastre (PMGRD), finalizado no fim do ano passado. O documento avalia áreas suscetíveis a desastres, define medidas preventivas e orienta a atuação do poder público em situações de emergência.
O diagnóstico inclui análises de suscetibilidades e vulnerabilidades, identificação de fatores que aumentam a probabilidade de desastres, mapeamento de riscos e a proposição de ações estratégicas, com medidas estruturais e não estruturais voltadas à prevenção e redução de danos.
Os estudos contemplam todo o território de Joinville e abrangem diferentes tipos de desastres — geológicos, hidrológicos, meteorológicos, climatológicos, biológicos e tecnológicos — conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).
Elaborado em parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria de Administração e Planejamento, o PMGRD tem como objetivo fortalecer a gestão municipal nas etapas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, garantindo maior proteção à população e reduzindo impactos ao meio ambiente e ao patrimônio público e privado.

Deixe seu comentário