Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país |
Joinville envia projeto de lei para auxiliar municípios gaúchos atingidos por enchentes
-
Foto: Divulgação -
Proposta em regime de urgência busca autorização para envio de materiais e serviços a cidades afetadas no Rio Grande do Sul
A Prefeitura de Joinville enviou à Câmara de Vereadores nesta segunda-feira o Projeto de Lei 029/2024, em regime de urgência, solicitando autorização para enviar materiais e disponibilizar serviços aos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes. A iniciativa visa principalmente auxiliar Guaíba, que já está recebendo apoio de Joinville.
O Projeto de Lei foi elaborado considerando as situações de risco enfrentadas por diversos municípios gaúchos, causadas por eventos climáticos severos que resultaram em mortes e danos significativos à infraestrutura pública e ao meio ambiente.
Com a aprovação do Projeto de Lei, Joinville estará autorizada a oferecer auxílio, quando necessário e solicitado, para cidades atingidas por catástrofes naturais. A ajuda será formalizada por meio de acordos entre os prefeitos das cidades envolvidas, e as despesas serão cobertas pelo orçamento municipal vigente. Além disso, o projeto também permite que Joinville solicite assistência em caso de desastres naturais que venham a afetar o município.
Cidade envia caminhões, retroescavadeiras e móveis escolares para auxiliar município gaúcho atingido por enchentes
Nas últimas semanas, servidores da Prefeitura de Joinville realizaram um levantamento detalhado das principais necessidades do município de Guaíba, gravemente afetado por enchentes. Após articulação com a Prefeitura de Guaíba e vistorias locais, foi identificada uma demanda urgente para o recolhimento de entulhos acumulados nas calçadas, provenientes de casas e imóveis atingidos.
Até o momento, Guaíba já retirou cerca de 1,6 mil cargas de entulho, mas estima-se que esse número precisará triplicar para atender a todas as áreas afetadas. Em resposta, Joinville se prepara para enviar caminhões e retroescavadeiras para auxiliar nesta tarefa e em melhorias nas ruas.
Além do apoio logístico, há uma necessidade significativa de móveis para as escolas de Guaíba. Seis das trinta escolas do município foram atingidas pelas enchentes, cinco delas de forma mais severa. Joinville está organizando o envio de carteiras escolares, materiais de cozinha e armários para bibliotecas. A Secretaria de Educação de Joinville está realizando o levantamento dos itens necessários.
Joinville também pretende enviar computadores e destacará servidores das Secretarias de Proteção Civil e Segurança Pública, Defesa Civil, Comunicação e Assistência Social para continuar prestando apoio, especialmente no cadastramento de atingidos e na gestão de documentação.
Adicionalmente, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville contribuirá com um caminhão-tanque para ajudar na limpeza das ruas após a remoção dos entulhos.
A depender da aprovação do Projeto de Lei 029/2024, a expectativa é que parte dos materiais e servidores sejam enviados para Guaíba ainda nesta semana, reforçando o compromisso de Joinville em prestar solidariedade e apoio efetivo aos municípios afetados por desastres naturais.

Deixe seu comentário