Joinville cria o Serviço de Inspeção Municipal para produtos de origem animal e bebidas

  • SECOM PMJ -

Nesta quinta-feira (19), o prefeito Adriano Silva sancionou a Lei 9.337 e instituiu o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que define normas sanitárias e industriais em estabelecimentos de produtos de origem animal e de bebidas em Joinville.

O ato aconteceu na Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), em Pirabeiraba, e foi acompanhado pela vice-prefeita Rejane Gambin, por vereadores, secretários e servidores municipais, além de representantes e empreendedores da área rural de Joinville.

Um dos principais objetivos do SIM é desburocratizar o processo de inspeção e registros sanitários, garantindo ao empreendedor mais agilidade e oportunidades para comercializar os seus produtos.

Para isso, os técnicos da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) irão realizar um trabalho de consultoria, auxiliando os empreendedores a seguir o que as legislações preconizam.

“Com a nova regulamentação, estamos conseguindo resgatar a área rural de Joinville e dar a atenção necessária para todos os produtores terem grande sucesso nos seus negócios”, afirma o prefeito Adriano Silva.

A elaboração do Serviço de Inspeção Municipal teve a participação das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e da Secretaria da Saúde, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural e Vigilância Sanitária, respectivamente, bem como da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ).

Além disso, o trabalho contou com a parceria estratégica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa em Santa Catarina (Sebrae/SC), por meio do programa Cidade Empreendedora, política pública de incentivo ao empreendedorismo e à geração de novos negócios.

“Por meio do conhecimento do programa Cidade Empreendedora, conseguimos implementar instrumentos legais com mais velocidade e já modernizados, para que seja possível obter importantes resultados a curto prazo”, completa o prefeito.

Novos mercados

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fernando Bade, o Serviço de Inspeção Municipal trouxe regramentos já utilizados em âmbito Federal e Estadual.

Com a assistência oferecida pela UDR, os empreendedores terão as orientações necessárias para aprender e cumprir os ritos para que o seu produto seja inspecionado e comercializado.

“É uma Lei extremamente importante porque quando o produto está devidamente registrado, o empreendedor pode dar os próximos passos, abrir outros mercados e, inclusive, obter o Selo ARTE, possibilitando que ele possa vender seu produto para fora do Estado, o que pode potencializar a sua produtividade e faturamento”, reforça o secretário.​

Prefeitura de Joinville divulga quadro com mais de 1,7 mil vagas em Centros de Educação Infantil Anterior

Prefeitura de Joinville divulga quadro com mais de 1,7 mil vagas em Centros de Educação Infantil

Em uma hora, acumulado de chuva é de 40 milímetros em Joinville Próximo

Em uma hora, acumulado de chuva é de 40 milímetros em Joinville

Deixe seu comentário