Governo de SC anuncia nova escola cívico-militar em Concórdia

  • Fotos: Leo Munhoz/Secom GOVSC -

Anunciada pelo governador Jorginho Mello, nova escola cívico-militar amplia para 26 o número de unidades do modelo em Santa Catarina a partir de 2026

O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares de Santa Catarina segue em expansão e passa a atender também a EEB Walter Fontana, no município de Concórdia, no Oeste catarinense. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10) pelo governador Jorginho Mello, ao lado da secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, e do prefeito de Concórdia, Edilson Massocco.

As escolas estaduais cívico-militares em Santa Catarina vêm se destacando por promover melhorias no comportamento, na convivência escolar e no desempenho acadêmico dos estudantes. O modelo reforça valores como respeito, disciplina e ordem, contribuindo para um ambiente mais seguro, acolhedor e favorável à aprendizagem, dentro e fora da escola.

“Nós estamos reformando todas as escolas do estado e estamos implantando a primeira escola cívico-militar aqui em Concórdia, a pedido das lideranças locais e da comunidade, que é simpática ao modelo. A escola cívico-militar ensina respeito, disciplina e valores familiares. Disciplina nunca foi coisa ruim, é algo positivo”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A ampliação do programa atende a uma demanda da comunidade escolar, que tem manifestado interesse na adoção do modelo educacional. Entre os principais benefícios apontados estão o fortalecimento de atitudes saudáveis, o incentivo à cidadania e a melhoria da organização escolar. Com a nova unidade, Santa Catarina passará a contar com 26 escolas cívico-militares a partir de 2026.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, o modelo não interfere no projeto pedagógico.

“A escola cívico-militar não altera a proposta pedagógica, mas contribui significativamente para a organização da rotina escolar e o desenvolvimento de projetos inovadores, com foco em valores humanos e disciplina. Concórdia passa a integrar esse conjunto de escolas inovadoras do estado”, destacou.

Nas escolas cívico-militares, oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar atuam como Oficiais de Gestão e Monitores, apoiando a rotina escolar e projetos interdisciplinares. O objetivo é fortalecer a formação integral dos estudantes, mantendo a gestão educacional sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação.

O prefeito de Concórdia, Edilson Massocco, celebrou a implantação da primeira unidade no município.

“É um passo muito importante para Concórdia. Temos escolas bem cuidadas e de qualidade, mas a escola cívico-militar oferece algo a mais, unindo disciplina e aprendizado. Tenho certeza de que esse modelo vai crescer no município”, afirmou.


Como funciona o programa

Instituído em 2023, o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares manteve as nove unidades que já atuavam no modelo, anteriormente vinculadas ao extinto Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), e vem sendo ampliado gradualmente pelo Governo de Santa Catarina.

As escolas permanecem sob a gestão da Secretaria de Estado da Educação, com o diferencial da atuação de oficiais que colaboram no fortalecimento da comunidade escolar e na promoção de valores como cidadania, ética, solidariedade e civismo.

Governo de SC anuncia nova escola cívico-militar em Concórdia Anterior

Governo de SC anuncia nova escola cívico-militar em Concórdia

Joinville sediará etapa nacional de campeonato de robótica Próximo

Joinville sediará etapa nacional de campeonato de robótica

Deixe seu comentário