Decisão do STF: Desembargador de SC pode se comunicar com mulher vítima de trabalho escravo

  • Foto: Reprodução -

Jorge Luiz de Borba e a esposa poderão ver a mulher, que foi resgatada da casa deles em junho

O ministro André Mendonça, membro do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização ao desembargador Jorge Luiz Borba, pertencente ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), para estabelecer comunicação com a trabalhadora doméstica que alegadamente teria sido retida em sua residência em Florianópolis, sob condições semelhantes à escravidão.

Este incidente está sob investigação desde junho deste ano, quando uma ação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Federal (PF) resgatou uma mulher de 50 anos que vivia na residência desde a infância. O desembargador sempre contestou as acusações, alegando que ela era considerada parte da família.

Os fiscais identificaram que ela tinha surdez desde a infância e que não foi ensinada a se comunicar na Língua Brasileira de Sinais.


Entenda o caso

​Mendonça confirmou a decisão previamente emitida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e rejeitou o recurso apresentado pela Defensoria Pública da União (DPU), que atua na defesa da mulher e buscava impedir a comunicação entre ela e o desembargador.

Segundo a nova determinação de Mendonça, não há evidências de infração, já que a empregada "residiu como parte integrante da família".

Com base nessa revisão, Borba e sua esposa, Ana Cristina Gayotto de Borba, agora têm permissão para restabelecer o contato com a mulher. Se ela assim desejar, também tem a opção de retornar à residência do desembargador e deixar o abrigo onde se encontra desde sua liberação.

Apesar da aprovação para visitas, a mulher tem o direito de escolher se deseja ou não receber o casal. Qualquer decisão que ela tome "deve ser registrada na presença dos indivíduos sob investigação, sua equipe jurídica, bem como dos membros ou representantes do Ministério Público do Trabalho e da auditoria-fiscal do trabalho que estão conduzindo as investigações administrativas".

Sobe para 46 número de desaparecidos após enchentes no RS Anterior

Sobe para 46 número de desaparecidos após enchentes no RS

Governo do Estado anuncia maior concurso público da história para a educação e outras medidas para servidores de SC Próximo

Governo do Estado anuncia maior concurso público da história para a educação e outras medidas para servidores de SC

Deixe seu comentário