ArcelorMittal abre inscrições para curso técnico gratuito em São Francisco do Sul com 35 vagas para jovens

  • Foto: Divulgação -

Programa Sustentabilidade Técnica, realizado em parceria com o SENAI, oferece formação em Eletromecânica e já garantiu emprego para 91% dos jovens formados na ArcelorMittal e em empresas da região

A ArcelorMittal está com inscrições abertas para uma nova turma do Programa Sustentabilidade Técnica, iniciativa voltada à formação profissional de jovens de São Francisco do Sul. Ao todo, são oferecidas 35 vagas gratuitas para o Curso Técnico em Eletromecânica, realizado em parceria com o SENAI, com duração de dois anos.

Criado em 2018, o programa já formou mais de 370 jovens da comunidade. Desse total, 91% conquistaram oportunidades de trabalho na ArcelorMittal ou em empresas da região, consolidando o projeto como uma importante porta de entrada para o mercado industrial.

As aulas acontecerão no SENAI de São Francisco do Sul, de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 21h30. Além da formação técnica, os alunos com melhor desempenho poderão concorrer a vagas de estágio na ArcelorMittal e a futuras oportunidades de emprego na empresa.

O processo seletivo terá como primeira etapa uma prova escrita, marcada para o dia 28 de fevereiro, às 8h, no SENAI de São Francisco do Sul. Os candidatos aprovados passarão por entrevistas entre os dias 9 e 13 de março. O início das aulas está previsto para o dia 23 de março. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online.

Segundo o gerente de Recursos Humanos, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ArcelorMittal, Max Polastri, o programa tem impacto direto no desenvolvimento profissional da comunidade local. “Atualmente, temos 140 empregados que vieram do Sustentabilidade Técnica, sendo que 32% deles já conquistaram ao menos uma promoção dentro da empresa. O sucesso do programa está no impacto positivo que a educação de qualidade proporciona, garantindo melhores oportunidades na indústria”, destaca.


Quem pode participar

O Curso Técnico em Eletromecânica é destinado a pessoas com 18 anos ou mais, residentes em São Francisco do Sul, que tenham concluído o ensino médio até 2025. O programa também incentiva a participação feminina na indústria. Das 375 pessoas já formadas, 109 são mulheres. Esse avanço reflete diretamente no quadro da Unidade Vega da ArcelorMittal, onde a participação feminina passou de 8% para 19% nos últimos anos.


Programa Sustentabilidade Técnica

Idealizado pela ArcelorMittal em parceria com o SENAI, o Programa Sustentabilidade Técnica tem como objetivo fortalecer a formação de mão de obra qualificada no município de São Francisco do Sul, especialmente para atender à demanda da Unidade Vega. Desde sua criação, o curso técnico já formou dez turmas e contribuiu para elevar de 7% para 70% o percentual anual de moradores do município contratados pela empresa. O projeto já recebeu diversas premiações pelo seu impacto social e educacional.


ArcelorMittal – Unidade Vega

Maior produtora de aço no Brasil e líder mundial no setor, a ArcelorMittal desenvolve soluções em aço para diferentes segmentos industriais. Em Santa Catarina, a Unidade Vega, localizada em São Francisco do Sul, atua há 22 anos na produção de aços voltados aos setores automobilístico, da construção civil e de eletrodomésticos. A unidade é referência em tecnologia e inovação, com processos avançados de decapagem, laminação e galvanização.

ArcelorMittal abre inscrições para curso técnico gratuito em São Francisco do Sul com 35 vagas para jovens Anterior

ArcelorMittal abre inscrições para curso técnico gratuito em São Francisco do Sul com 35 vagas para jovens

Vila Nova ganha duas novas praças e avança em pacote de obras viárias com 64 ruas em Joinville Próximo

Vila Nova ganha duas novas praças e avança em pacote de obras viárias com 64 ruas em Joinville

Deixe seu comentário