Joinville dá voz à comunidade surda no Setembro Azul com atividades em quatro unidades escolares

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Atividades em quatro unidades da Rede Municipal valorizam a comunidade surda e incentivam a aprendizagem em Libras

A Rede Municipal de Ensino de Joinville preparou uma programação especial em comemoração ao Setembro Azul, mês da visibilidade da comunidade surda. As ações acontecem em três escolas e em um Centro de Educação Infantil (CEI) que possuem salas polo do ensino bilíngue para estudantes surdos e com deficiência auditiva.

Na Escola Municipal Monsenhor Sebastião Scarzello, a abertura ocorreu na sexta-feira (5) com uma apresentação em Libras da música Amigos do Peito, realizada pelos alunos, além da Feira de Ciências, que expôs trabalhos das turmas do ensino regular e bilíngue.

Segundo a diretora Áurea Vieira, as atividades são pensadas para integrar crianças surdas e ouvintes. “É uma tradição da escola realizarmos o mês especial para evidenciarmos a comunidade surda e a aprendizagem em Libras que temos na nossa unidade, além de ser uma forma de trazer os pais para participarem mais da educação das crianças”, afirmou.

Ao longo do mês, a escola sediará contação de histórias em Libras, rodas de conversa com famílias de estudantes surdos e uma edição do “Soletrando em Libras”, com alunos ouvintes competindo para mostrar quem melhor domina o alfabeto em sinais. No Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro, o grupo PalhasSurdas fará uma apresentação interativa para crianças e estudantes ouvintes.


Programação em outras unidades

Além da Sebastião Scarzello, outras escolas também terão atividades:​

Escola Municipal Professora Anna Maria Harger – a partir de 18 de setembro, com piquenique e blitz em frente à unidade para divulgar o Setembro Azul.​

Escola Municipal Professor Avelino Marcante – de 23 a 25 de setembro, com rodas de conversa, teatro e brincadeiras em Libras para promover a socialização entre surdos e ouvintes.

Centro de Educação Infantil (CEI) Zé Carioca – entre 19 e 26 de setembro, com rodas de conversa, contação de histórias, apresentação musical e atividades integradas com a Sebastião Scarzello.

Plano de Arborização muda a paisagem de Joinville com árvores nativas e adultas Anterior

Plano de Arborização muda a paisagem de Joinville com árvores nativas e adultas

Semana começa com chuva e temporais em Santa Catarina, mas sol retorna na quarta-feira Próximo

Semana começa com chuva e temporais em Santa Catarina, mas sol retorna na quarta-feira

Deixe seu comentário