Joinville se torna palco da maior feira de iniciação científica de SC |
Plano de Arborização muda a paisagem de Joinville com árvores nativas e adultas
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Prefeitura adota espécies nativas, árvores adultas e até vasos em áreas centrais para ampliar áreas verdes e melhorar qualidade de vida
Espaços públicos mais arborizados e com espécies adequadas à infraestrutura urbana já são realidade em Joinville desde a implantação do Plano Municipal de Arborização (PMA), em setembro de 2022. De lá para cá, mais de 5,5 mil árvores foram doadas ou plantadas pela Prefeitura, por meio de ações conduzidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sama).
Entre as iniciativas, estão o plantio de mudas jovens, a introdução de árvores adultas com maior taxa de sobrevivência, a utilização de vasos em áreas com restrição de plantio direto no solo e o transplante de espécies de um local para outro. Também houve mudanças nas regras de compensação ambiental, que agora permitem a doação de árvores de maior porte.
“O Plano de Arborização trouxe informações sobre quais espécies podem ser plantadas em cada espaço público, além de orientações sobre o lado da rua e o tipo de espécie mais adequado. Nosso objetivo é garantir benefícios para toda a população com áreas mais verdes e sombreadas”, explica Fábio Jovita, secretário de Meio Ambiente.
O primeiro plantio após o lançamento do PMA ocorreu na rua Timbó, no bairro América, com as espécies Canelinha e Manacá-da-Serra, escolhidas por se adaptarem bem à região. O Manacá, por exemplo, já soma cerca de 750 exemplares em Joinville, presente em avenidas como Beira Rio, Santos Dumont e na própria rua Timbó.
Para locais onde não é possível o plantio no solo, como no Centro, a Sama optou pelo uso de vasos produzidos pela própria Prefeitura, com drenagem adequada e peso que garante estabilidade. A Rua do Príncipe recebeu 30 vasos com Quaresmeiras, e a Rua 9 de Março outros 20. Os vasos permitem mobilidade, manutenção e até substituição: hibiscos da Via Gastronômica, por exemplo, foram trocados por Manacás-da-Serra e realocados no Parque da Cidade.
Segundo a Sama, os próximos passos incluem a criação de bosques nutricionais para a comunidade, ampliando não apenas a cobertura vegetal, mas também a oferta de espécies que contribuem para a fauna urbana e para a alimentação saudável.
Transplante de Árvores
Em casos de obras de infraestrutura, a Prefeitura verifica a possibilidade do transplante de árvores. São avaliados fatores como espécie, idade, tamanho e condições da raiz. Desde 2022, mais de 50 árvores foram transplantadas em Joinville, com destaque para exemplares nas ruas Ottokar Doerffel, Rua das Palmeiras, Urussanga, além do Passeio Público do Paranaguamirim.
“A partir do momento que a gente consegue identificar que uma espécie não precisa ser suprimida, que ela pode ser transplantada para outro espaço público, assim o fazemos. Um exemplo é a UBSF do Canto do Rio, que recebeu uma árvore transplantada”, conta Jovita.
Bosques Nutricionais
Neste ano, a Prefeitura iniciou a implantação de Bosques Nutricionais em praças e áreas públicas. Estes bosques são compostos por no mínimo 8 árvores frutíferas como jabuticaba, cereja do Rio Grande, araçá, guabiroba, ingá-feijão, laranja, tangerina, pitanga e uvaia.
“São diversas espécies de árvores que geram frutas para que a população possa se beneficiar, mas que também garantem alimentação para a fauna urbana, especialmente aves”, explica Jovita.
Os locais que já contam com bosques nutricionais são a Praça Baobás, no bairro Parque Guarani, Praça da Associação de Moradores do Morro do Meio, Praça Novos Horizontes, no Comasa, Passeio Público do Aventureiro e Praça da rua Piratuba, no Bom Retiro.
A orientação é que as frutas sejam colhidas maduras e lavadas antes do consumo. A iniciativa é em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
O Plano Municipal de Arborização estabeleceu diretrizes sobre as espécies adequadas ao plantio ao longo de ruas e avenidas, considerando fatores como largura das calçadas, infraestrutura urbana, equipamentos públicos e acessibilidade.
O documento orienta desde a escolha das espécies e características das mudas até estratégias de educação ambiental. Ele pode ser acessado no site da Prefeitura de Joinville, basta digitar Plano Municipal de Arborização, no campo de busca.
A elaboração do PMA contou com a Comissão de Arborização Pública composta por profissionais da Sama, Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur), Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot). A comunidade também participou por meio de consulta pública on-line.
Deixe seu comentário