Pais já podem fazer rematrículas dos alunos da Rede Municipal de Joinville |
Espaço Viva Saúde, no Glória, abre vagas no grupo de teatro para idosos
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
O projeto é uma ação de extensão da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior
Melhorar a memória, elevar a autoestima e promover o convívio social: esses são alguns dos objetivos do grupo de teatro voltado aos idosos do Espaço Viva Saúde, anexo à UBSF Glória Sérgio Duprat, que está com vagas abertas. As aulas acontecem todas às segundas-feiras, das 9h às 10h30.
O projeto é uma ação de extensão da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, realizada por meio da Escola Municipal de Teatro, com aulas oferecidas pelo professor Robson Benta. O objetivo é promover a melhoria da memória e da concentração, além de elevar a autoestima e a confiança dos participantes. Por meio da expressão e diversão, a iniciativa cria oportunidades de convívio social e formação de novas amizades na terceira idade.
As atividades são gratuitas e não exigem inscrição prévia. Para participar, basta estar vinculado a uma das seguintes Unidades Básicas de Saúde da Família: Glória, Costa e Silva, Willy Schossland, Parque Douat, São Marcos, Jativoca, Lagoinha, Morro do Meio ou Nova Brasília. Os interessados devem ir diretamente ao Espaço Viva Saúde, anexo à UBSF Glória, na rua Brigada Lopes, s/n, no bairro Glória, no horário em que a atividade é realizada.
Para Ronaldo Marino, de 72 anos, que perdeu a visão pelo descolamento de retina, o que o motiva a participar das oficinas é fugir da rotina, além de conversar com mais pessoas.
“Participamos para sair de casa e também porque evolui a mente. Agora que a idade está chegando, tem que sair da monotonia para conseguir evoluir”, conta.
Já para Aparecida dos Santos, que também teve perda de visão, o projeto tem grande importância para a saúde mental.
“Esse grupo é uma terapia, consegui superar muita coisa dentro de mim porque aqui a gente se sente acolhido, valorizado, e sente que somos capazes”, destaca.
As atividades têm início de forma acolhedora, com um círculo de integração entre o professor e os participantes, onde todos compartilham brevemente como se sentem e os novos participantes têm a oportunidade de se apresentar ao grupo, promovendo um ambiente de familiaridade e pertencimento.
Em seguida, o ritmo muda com um aquecimento dinâmico, acompanhado por música animada para descontrair e exercitar o corpo por meio de danças e movimentos que aquecem os participantes para iniciar as aulas.
Deixe seu comentário