logo RCN

Dia do Goleiro: Conheça a história do pequeno Joaquim de Joinville

  • Foto: Divulgação -

Aos 6 anos, ele treina no JEC/CT Grêmio Whirlpool e sonha em ser goleiro do JEC/Krona

Dia 26 de abril é comemorado o Dia do Goleiro, uma profissão que desperta verdadeira paixão, principalmente em meninos de todas as idades. Mas em alguns, o sonho de fazer defesas espetaculares começa bem cedo, como é o caso de Joaquim Corrêa Pereira, 6, de Joinville. “Joka”, como é carinhosamente chamado, atualmente treina no JEC/CT Grêmio Whirlpool, mas costuma disputar competições fora da cidade. Em 2023, o garoto foi convidado para ser goleiro do time da NB Curitiba, na Paraná Cup, onde venceram a Série Prata Sub-07. Na época, Joaquim era da escolinha de futsal FIVE, na Associação Desportiva Embraco (ADE), onde começou a sua trajetória no esporte, aos 5 anos.

Professor de educação física e de futsal e também árbitro, o pai Mário Pereira foi quem levou o Joka para as primeiras aulas com o professor Daniel Carvalho. Logo no início, o treinador percebeu a preferência do menino pelo gol, de onde então não saiu mais. As primeiras defesas em campeonatos ocorreram no ano passado, no Citadino Sub-8 da Liga Joinvilense de Futsal, como capitão da equipe FIVE Futsal. “Era nítido o dom especial do Joaquim, que com 5 anos já tinha fundamentos que a maioria das crianças não tinham. Sem contar sua coragem e a vontade de melhorar e evoluir todo treino”, disse Daniel.

Luíz Montovaneli, atual professor do mini-goleiro, garante que ele é uma promessa no esporte. "Mesmo com pouca idade, o Joaquim é um goleiro em grande grau de evolução, por todos os movimentos que ele já consegue fazer. O Joka tem a consciência de um adulto, porém ainda é uma criança, mas a determinação dele é acima da média”, garante. Os treinos com Montovaneli acontecem três vezes por semana, no JEC/CT Grêmio Whirlpool. 

A mãe, Aline Corrêa Pereira, também costuma acompanhar o menino nos treinos e nas disputas, além dos jogos que Joaquim não abre mão de assistir. Fã de carteirinha do JEC/Krona Futsal, ele não perde nenhuma partida em casa e sempre senta atrás do gol. “Não importa se é na cadeira atrás do goleiro do JEC ou do outro time. Ele faz questão de analisar as defesas, e quando tem dúvidas, pergunta para o pai”, comenta. Ainda segundo Aline, o filho costuma ver vídeos de defesas de goleiros em canais do Youtube para aprender mais. 

Quando questionado sobre o seu maior sonho, Joka nem pensa para responder: “Quero jogar no JEC/Krona Futsal”. O ex-goleiro do time, Willian, que hoje está no MFK Norilsk Nickel, da Rússia, é o seu ídolo do esporte. 


Dia a dia do goleiro Joka

Apesar de ter uma rotina intensa de treinos, Joaquim não abre mão de ser um bom aluno do 1º ano vespertino da Escola Municipal Adolpho Bartsch, em Pirabeiraba, onde mora com a família. Joka costuma fazer as tarefas e estudar para as provas no período da manhã, quando também reserva horários para as aulas de futsal. 

No  JEC/CT Grêmio Whirlpool, o garoto treina às segundas-feiras, das 19h às 20h e nas manhãs de quarta e sexta, das 8h30 às 10h30, pelas categorias Sub-7 e Sub-8. Uma vez por semana, ele também faz um treino específico para goleiros com o preparador Jonathan Hayashida. Joka treina ainda com seu pai às terças, quintas e sextas de noite. “Na hora de treinar, a relação de pai e filho fica de lado. Ele é muito focado e esforçado e tem um nível técnico ´fora de curva´. Como treinador e pai, sinto um imenso orgulho!”, finaliza Mário Pereira. 


Próximas disputas

Nestes dias 26 e 27 (sexta e sábado), Joaquim vai estar em Curitiba participando do Campeonato Paranaense de Futsal, pela categoria Sub-7, no Ginásio da AABB. Joka foi convidado para compor a equipe do Monte Sião Futsal.

Calleri se torna maior artilheiro estrangeiro do São Paulo na Libertadores Anterior

Calleri se torna maior artilheiro estrangeiro do São Paulo na Libertadores

25ª edição do Jeville dá o pontapé inicial com Basquete 3X3 Próximo

25ª edição do Jeville dá o pontapé inicial com Basquete 3X3

Deixe seu comentário