Segurança alimentar ganha reforço com doações do Programa de Aquisição de Alimentos |
Santa Catarina lidera crescimento de marcas de cachaça no Brasil, segundo Anuário 2025
-
Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / SECOM -
Com 146 novos registros em um ano, estado ultrapassa 600 marcas e consolida expansão do setor, que gera emprego e renda em várias regiões
Santa Catarina é o estado brasileiro com maior crescimento no número de marcas de cachaça, conforme o Anuário da Cachaça 2025 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do governo federal. O primeiro lugar foi conquistado após o forte aumento do registro de novos produtos, que saltou de 468 em 2023 para 614 em 2024 – acréscimo de 146 marcas. O crescimento mostra que o setor está consolidado e em expansão para novos mercados, fomentando produção, emprego e renda.
O aumento de novas marcas ocorre em meio à ampliação do número de estabelecimentos de produção de cachaça. Conforme o anuário, Santa Catarina passou de 68 fabricantes para 73, aumento de 7,4% em um ano. Com o crescimento, o estado se manteve como quarto colocado no ranking nacional de estabelecimentos produtores de cachaça, atrás apenas de Minas Gerais (501), São Paulo (179) bem como Espírito Santo (81). Em Santa Catarina, cada estabelecimento tem em média oito rótulos registrados.
“Santa Catarina tem vocação de fabricar itens artesanais e industriais com excelência e reconhecimento nacional. No mercado de cachaça não é diferente. Nossa produção é qualificada, premiada e, como mostra o anuário, segue crescendo em ritmo forte. Sabemos da importância desse tipo de atividade econômica, porque traz emprego e renda para o estado”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Cachaça de Luiz Alves é reconhecida com indicação geográfica
Dos 73 estabelecimentos fabricantes de cachaça em Santa Catarina, 10 ficam em Luiz Alves, a Capital Catarinense da Cachaça, conforme oficializado pela lei estadual 17.535, de 2018. O polo de cachaçarias destaca Luiz Alves no top 10 municípios do país com maior número de unidades fabricantes. A cidade do Vale do Itajaí também celebra a Festa Nacional da Cachaça (Fenaca). A 32ª edição da festa inicia a partir desta quinta-feira, 17 de julho, e vai até domingo, dia 20.
A cachaça desta região se destaca pela produção familiar e tradicional passada de geração para geração, clima e umidade favoráveis ao envelhecimento da bebida, além de uso de leveduras nativas que não existem em outro lugar do Brasil. Conforme o anuário, a cidade tem 63 rótulos registrados.
Com o sucesso, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu a região de Luiz Alves no ano passado com indicação geográfica. Ou seja, com esse registro, a cachaça e aguardente produzidas na região recebem um selo reconhecendo o produto pelas suas qualidades e características exclusivas.
“Luiz Alves é um polo de excelência sobretudo quando o assunto é cachaça. A produção remonta o século XX, fazendo parte, portanto, da história daquela região. Inclusive, a Rota da Cachaça virou um grande atrativo turístico. É preciso acrescentar, porém, que a atividade está crescendo em outras regiões, sendo que Santa Catarina tem 46 municípios com pelo menos uma cachaçaria”, acrescenta o secretário Silvio Dreveck.
- 1.266 estabelecimentos fabricantes
- 7.223 rótulos registrados
- 292,5 milhões de litros produzidos
- Mais de um terço (35,9%) é comercializado em um raio de até 100 km
Deixe seu comentário