Outubro Rosa: Governo SC amplia iniciativas de prevenção e detecção do câncer de mama |
Edenilson Floriani bate recorde mundial e conquista medalha de bronze no Mundial Paralímpico de Atletismo na Índia
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Além do pódio, o joinvilense bateu o recorde mundial da sua classe (F42) por duas vezes na disputa
O atleta de Joinville Edenilson Floriani conquistou medalha de bronze no lançamento de dardo F44 durante o quarto dia do Mundial Paralímpico de Atletismo de Nova Déli, realizado na Índia, nesta terça-feira (30). Além do pódio, o joinvilense bateu o recorde mundial da sua classe (F42) por duas vezes na disputa.
“Foi uma prova muito boa, eu estava muito confiante sobre o resultado que eu ia fazer hoje. Os últimos treinos aqui na Índia já mostravam que eu ia ter uma evolução no resultado. Então, hoje foi só colocar em prática o que a gente já vinha treinando desde Joinville, depois no Parajasc e que deu continuidade aqui na Índia”, conta Edenilson.
Ele competiu nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), realizado em Lages há poucos dias e foi direto para o país asiático com seu técnico Eliandro Braz.
Edenilson bateu o recorde mundial da sua classe (F42) quando atingiu 62,31 m e 62,36 m na sua última tentativa.
“O recorde é consequência de um bom trabalho que a gente faz durante toda a temporada. Eu sabia que tinha possibilidade de bater o recorde aqui. Ele já era meu até dois meses atrás quando um atleta da Índia bateu a minha marca, com 61,1 m. Eu vim com sangue nos olhos para retomar novamente esse recorde para a nossa cidade de Joinville”, destaca.
Eliandro Braz Lucio, técnico de Edenilson que acompanha o atleta, ressaltou a dedicação da equipe para alcançar o resultado. “Trabalhamos duro para esse Mundial e, graças a Deus, deu tudo certo”, comemora.
O atleta de Joinville conquistou o terceiro lugar no lançamento de dardo F44 (deficiência nos membros inferiores). A prova foi agrupada com outras classes com atletas com deficiência menos severas, por isso, mesmo com o recorde em sua classe, ele garantiu a medalha de bronze. O vencedor da prova foi o indiano Sandip Sanjay Sargar, com 62,82m. A medalha de prata ficou com o também indiano Sandeep, que fez 62,67m.
“Esse resultado significa muito ainda mais para mim que comecei no lançamento de dardo e depois migrei para o arremesso de peso. Hoje conquistar a medalha de bronze com recorde mundial na classe é muito importante. É um feito que poucos farão, ainda mais com a junção de classe que eu subi para competir em uma classe acima da minha”, explica o medalhista mundial.
Edenilson disputa mais uma prova no Mundial Paralímpico de Atletismo de Nova Déli. Desta vez, será no arremesso do peso, na segunda-feira (5), às 8h25, no horário de Brasília. “Foi a prova que me trouxe para o mundial, a expectativa é brigar por medalha”, fala.
O atleta diz que leva Joinville consigo em todas as competições. “Sempre que posso, em todas as entrevistas que dou, eu falo de Joinville. É a cidade que moro, é a cidade que nasci, é a minha cidade. Até é difícil falar sobre isso porque é a cidade que eu amo e que dificilmente eu trocaria por outra”, diz.
Essa é a segunda medalha de Edenilson em Mundiais. O atleta de Joinville conquistou o bronze no arremesso de peso no Mundial de Paris em 2023. Ele também foi ouro no arremesso de peso e lançamento de dardo nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; bronze no arremesso de peso no Mundial Paris 2023 e ouro no lançamento de dardo e arremesso de peso no Aberto da Colômbia 2018.
Em 2011, Edenilson sofreu um acidente de trânsito que causou uma atrofia no joelho e na articulação do quadril do lado esquerdo e começou no esporte em 2016. Ele é atleta bolsista da Secretaria de Esporte da Prefeitura de Joinville e representa o Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe).
Joinvilenses conquistam medalhas no Mundial de Natação
Nomes de Joinville brilharam também no Mundial de Natação Paralímpica disputado em Singapura, de 21 a 27 de setembro.
Talisson Glock, natural de Joinville, conquistou a medalha de prata na prova dos 400m livre S6. O joinvilense também conquistou títulos em Tóquio (2020) e Paris (2024). Ele compete pelo clube AAF Naurú, de Botucatu, São Paulo.
No mundial no país asiático, a joinvilense Mayara do Amaral Petzold conquistou o bronze para o Brasil nos 50 metros borboleta S6, com 36s80, no sábado (27). A atleta compete pelo Praia Clube, de Uberlândia, Minas Gerais, mas recentemente voltou a morar em Joinville.
Deixe seu comentário