Edenilson Floriani bate recorde mundial e conquista medalha de bronze no Mundial Paralímpico de Atletismo na Índia

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Além do pódio, o joinvilense bateu o recorde mundial da sua classe (F42) por duas vezes na disputa

O atleta de Joinville Edenilson Floriani conquistou medalha de bronze no lançamento de dardo F44 durante o quarto dia do Mundial Paralímpico de Atletismo de Nova Déli, realizado na Índia, nesta terça-feira (30). Além do pódio, o joinvilense bateu o recorde mundial da sua classe (F42) por duas vezes na disputa.

“Foi uma prova muito boa, eu estava muito confiante sobre o resultado que eu ia fazer hoje. Os últimos treinos aqui na Índia já mostravam que eu ia ter uma evolução no resultado. Então, hoje foi só colocar em prática o que a gente já vinha treinando desde Joinville, depois no Parajasc e que deu continuidade aqui na Índia”, conta Edenilson.

Ele competiu nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), realizado em Lages há poucos dias e foi direto para o país asiático com seu técnico Eliandro Braz.

Edenilson bateu o recorde mundial da sua classe (F42) quando atingiu 62,31 m e 62,36 m na sua última tentativa.

“O recorde é consequência de um bom trabalho que a gente faz durante toda a temporada. Eu sabia que tinha possibilidade de bater o recorde aqui. Ele já era meu até dois meses atrás quando um atleta da Índia bateu a minha marca, com 61,1 m. Eu vim com sangue nos olhos para retomar novamente esse recorde para a nossa cidade de Joinville”, destaca.

Eliandro Braz Lucio, técnico de Edenilson que acompanha o atleta, ressaltou a dedicação da equipe para alcançar o resultado. “Trabalhamos duro para esse Mundial e, graças a Deus, deu tudo certo”, comemora.

O atleta de Joinville conquistou o terceiro lugar no lançamento de dardo F44 (deficiência nos membros inferiores). A prova foi agrupada com outras classes com atletas com deficiência menos severas, por isso, mesmo com o recorde em sua classe, ele garantiu a medalha de bronze. O vencedor da prova foi o indiano Sandip Sanjay Sargar, com 62,82m. A medalha de prata ficou com o também indiano Sandeep, que fez 62,67m.

“Esse resultado significa muito ainda mais para mim que comecei no lançamento de dardo e depois migrei para o arremesso de peso. Hoje conquistar a medalha de bronze com recorde mundial na classe é muito importante. É um feito que poucos farão, ainda mais com a junção de classe que eu subi para competir em uma classe acima da minha”, explica o medalhista mundial.

Edenilson disputa mais uma prova no Mundial Paralímpico de Atletismo de Nova Déli. Desta vez, será no arremesso do peso, na segunda-feira (5), às 8h25, no horário de Brasília. “Foi a prova que me trouxe para o mundial, a expectativa é brigar por medalha”, fala.

O atleta diz que leva Joinville consigo em todas as competições. “Sempre que posso, em todas as entrevistas que dou, eu falo de Joinville. É a cidade que moro, é a cidade que nasci, é a minha cidade. Até é difícil falar sobre isso porque é a cidade que eu amo e que dificilmente eu trocaria por outra”, diz.

Essa é a segunda medalha de Edenilson em Mundiais. O atleta de Joinville conquistou o bronze no arremesso de peso no Mundial de Paris em 2023. Ele também foi ouro no arremesso de peso e lançamento de dardo nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; bronze no arremesso de peso no Mundial Paris 2023 e ouro no lançamento de dardo e arremesso de peso no Aberto da Colômbia 2018.

Em 2011, Edenilson sofreu um acidente de trânsito que causou uma atrofia no joelho e na articulação do quadril do lado esquerdo e começou no esporte em 2016. Ele é atleta bolsista da Secretaria de Esporte da Prefeitura de Joinville e representa o Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe).


Joinvilenses conquistam medalhas no Mundial de Natação

Nomes de Joinville brilharam também no Mundial de Natação Paralímpica disputado em Singapura, de 21 a 27 de setembro.

Talisson Glock, natural de Joinville, conquistou a medalha de prata na prova dos 400m livre S6. O joinvilense também conquistou títulos em Tóquio (2020) e Paris (2024). Ele compete pelo clube AAF Naurú, de Botucatu, São Paulo.

No mundial no país asiático, a joinvilense Mayara do Amaral Petzold conquistou o bronze para o Brasil nos 50 metros borboleta S6, com 36s80, no sábado (27). A atleta compete pelo Praia Clube, de Uberlândia, Minas Gerais, mas recentemente voltou a morar em Joinville.

Ginasta russa formada na Olimpíada Estudantil Catarinense desponta nas competições nacionais de ginástica artística Anterior

Ginasta russa formada na Olimpíada Estudantil Catarinense desponta nas competições nacionais de ginástica artística

Maranhão ganhará primeiro ginásio paradesportivo do Nordeste em 2026 Próximo

Maranhão ganhará primeiro ginásio paradesportivo do Nordeste em 2026

Deixe seu comentário