Monitoramento: Santa Catarina tem 67 municípios com registro de ocorrências devido às chuvas

  • Foto: Eduardo Valente / GOVSC -

Estado enfrenta consequências das fortes chuvas, que causaram alagamentos, deslizamentos e granizo, com equipes de resgate em ação

Santa Catarina enfrenta uma situação crítica devido às fortes chuvas que atingiram o estado. De acordo com um relatório divulgado pela Defesa Civil na manhã desta sexta-feira, 67 municípios registraram ocorrências relacionadas ao evento climático. Além disso, o número de cidades que emitiram pedido de decreto de situação de emergência subiu para 21. O estado já confirmou uma morte em decorrência das chuvas.

As equipes municipais da Defesa Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e outras estruturas do Governo do Estado, estão atuando no atendimento à população afetada pelas chuvas. Entre as principais ocorrências registradas nos municípios estão chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos de terra e granizo, afetando residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões de Santa Catarina.

O número de municípios que decretaram situação de emergência aumentou para 21, incluindo localidades como Jaborá, Rio do Sul, Aurora, Rio do Oeste, Laurentino, Rio Negrinho, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Campos Novos, Frei Rogério, Monte Carlo, Brunópolis, Curitibanos, Corupá, Presidente Getúlio, Itaiópolis, Canoinhas, Papanduva, Mafra e Erval Velho.

A Defesa Civil já enviou itens de assistência humanitária, como kits de higiene, limpeza, colchões, telhas e cumeeiras, para os municípios de São Bento do Sul, Erval Velho, Canoinhas e Aurora.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já atendeu a 136 ocorrências relacionadas ao evento climático em todo o estado. Forças-Tarefa especializadas em Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE), dos batalhões de São José e Xanxerê, foram acionadas para reforçar os atendimentos em Rio do Sul. Além disso, helicópteros Arcanjo 03 e Arcanjo 01 estão em operação nas regiões de Rio do Sul e Vale do Itajaí para fornecer suporte às equipes de resgate.

Outras 13 Forças-Tarefa e o Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH) da corporação estão em estado de sobreaviso, garantindo agilidade no acionamento quando necessário. A Defesa Civil estadual permanece monitorando de perto a situação e prestando apoio aos municípios afetados pelas chuvas intensas.

Joinville acumula 30 mm de chuva nas últimas 12 horas Anterior

Joinville acumula 30 mm de chuva nas últimas 12 horas

Novas Diretorias de Conselhos Comunitários de Segurança são empossadas em Joinville e Araquari Próximo

Novas Diretorias de Conselhos Comunitários de Segurança são empossadas em Joinville e Araquari

Deixe seu comentário