Previsão do tempo em Santa Catarina indica fim de semana de sol e temperaturas em elevação |
Equipe de resgate de Joinville atua no socorro às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Coordenador da Defesa Civil e bombeiros voluntários resgatam mais de 50 pessoas em operação de resgate em meio às enchentes
Jairo Machado, coordenador da Defesa Civil de Joinville, e os bombeiros voluntários Leandro Dresch, Fernando Quadra e Aguinaldo Lima estão liderando uma equipe de resgate que tem auxiliado as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Desde o início dos trabalhos na tarde de terça-feira (7), mais de 50 pessoas já foram resgatadas.
Ao chegarem ao estado gaúcho na manhã de terça-feira, o grupo se apresentou ao comando da operação em Porto Alegre e foi direcionado para atuar no município de Eldorado, onde ajudaram na retirada de pessoas que estavam abrigadas em uma escola após serem desalojadas de suas casas devido ao aumento do nível da água.
Jairo Machado descreveu o trabalho como complexo devido ao alto nível da água. Na quarta-feira, a equipe concentrou seus esforços no bairro Menino Deus, na capital gaúcha. Em um dos resgates, três pessoas foram retiradas do segundo andar de um prédio que estava inundado.
Devido à água ter invadido praticamente todo o térreo do prédio, os resgatistas precisaram arrombar a porta de acesso e entrar nadando no local. Com o auxílio de coletes salva-vidas, as pessoas foram conduzidas a nado para fora do prédio.
Além disso, foram realizados resgates de pessoas que estavam sobre os telhados das casas. A equipe de Joinville, especializada em resgate aquático, trouxe consigo uma embarcação e equipamentos específicos para auxiliar nos trabalhos de resgate.
As pessoas resgatadas foram levadas para abrigos seguros, onde receberam assistência e estrutura enquanto necessário. A equipe de resgate continua atuando na região, prestando assistência às comunidades afetadas pelas enchentes.

Deixe seu comentário