Segundo levantamento da SES, Hospital Regional de Joinville é segundo que mais realiza cirurgias de emergência

  • Foto: SES / Divulgação -

Aumento foi de 21% em relação a 2022

Os hospitais próprios da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em Santa Catarina alcançaram um marco impressionante em 2023, totalizando 111.710 cirurgias eletivas e de emergência. Esse número representa um aumento notável de 21% em relação a 2022, quando foram realizadas 92.361 cirurgias. A SES administra diretamente 12 hospitais e maternidades em diversas regiões do estado, oferecendo uma variedade de serviços, incluindo exames, consultas ambulatoriais e cirurgias.

As cirurgias de emergência foram particularmente impactadas pelo crescimento, totalizando 55.922 em 2023, um aumento de 16% em comparação com as 48.263 realizadas em 2022. Este aumento significativo é resultado do atendimento de emergência "porta aberta", recebendo pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, outros hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O Hospital Hans Dieter Schmidt, em Joinville, destacou-se como a segunda unidade que mais realizou cirurgias de emergência, totalizando 10.069 procedimentos. A maioria dessas cirurgias foi em Cirurgia Geral (80%), seguida por procedimentos vasculares (15%) e cardíacos (5%). O Hospital Governador Celso Ramos liderou com 10.871 cirurgias, principalmente na especialidade de ortopedia.

Os hospitais e maternidades que compõem a rede própria da SES e realizam cirurgias eletivas e de emergência são distribuídos em diferentes regiões do estado, incluindo Florianópolis, São José, Joinville, São Pedro de Alcântara, Lages, Ibirama e Mafra.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, ressalta que, por determinação do governador Jorginho Mello, a rede hospitalar de Santa Catarina, incluindo os hospitais próprios, foi reestruturada. Essa reestruturação permitiu o aumento do número de cirurgias eletivas e de emergência, além do início e avanço nas obras de ampliação das unidades.

As cirurgias consideradas eletivas totalizaram 55.788 em 2023, marcando um aumento significativo de 27% em relação às 44.098 realizadas no ano anterior. A SES implementou estratégias para aumentar o número de pacientes eletivos atendidos, seguindo as diretrizes do Programa Estadual de Cirurgias Eletivas "Fila Zero", lançado em fevereiro de 2023.

Primeiras doses da vacina do SUS contra dengue chegam ao Brasil Anterior

Primeiras doses da vacina do SUS contra dengue chegam ao Brasil

Empresa aérea vai ampliar número de voos no aeroporto de Joinville durante o Carnaval Próximo

Empresa aérea vai ampliar número de voos no aeroporto de Joinville durante o Carnaval

Deixe seu comentário