Dengue SC: Saúde registra mais de 55 mil focos do Aedes aegypti e reforça ações de prevenção |
Sama abre pesquisa pública para elaboração dos Planos de Manejo do Finder e do Iririú
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Moradores podem participar até 17 de outubro e ajudar a definir diretrizes de preservação ambiental em Joinville
Até o dia 17 de outubro, a comunidade de Joinville pode participar da pesquisa pública para elaboração dos Planos de Manejo do Parque Municipal Morro do Finder e da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Morro do Iririú, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sama).
A pesquisa é voluntária e gratuita, e pode ser respondida pelo formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura de Joinville.
O Parque Municipal do Morro do Finder está localizado dentro da ARIE Morro do Iririú, que abrange os bairros Bom Retiro, Iririú, Aventureiro e Jardim Sofia. As unidades de conservação possuem, respectivamente, 47,9 e 525,5 hectares de área.
O Plano de Manejo é um documento técnico que estabelece o zoneamento das unidades de conservação, as normas que devem ser seguidas para o uso da área e o manejo dos seus recursos naturais, inclusive com a possível implantação de estruturas físicas necessárias para a gestão do local.
“O Plano de Manejo tem objetivo de orientar e estabelecer futuramente as normas para que haja a convivência pacífica e harmônica entre o morador, o empreendedor, as empresas e a natureza do entorno. Isso vai ajudar a garantir a sustentabilidade ambiental da nossa cidade”, explica Magda Villanueva Franco, gerente da Unidade de Gestão Ambiental da Sama.
A pesquisa pública realizada pela Secretaria de Meio Ambiente tem o objetivo de envolver a comunidade nesse trabalho e identificar a sua percepção acerca dessas áreas, qual o conhecimento e a sua relação com o Parque Municipal Morro do Finder e sugestões para a gestão do parque.
Estudos em andamento
A elaboração dos Planos de Manejo do Parque Morro do Finder e da ARIE do Morro do Iririú é feita pela Ecolibra, empresa contratada para esse trabalho, sob a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente.
Os trabalhos tiveram início no mês de julho deste ano e preveem a execução de nove etapas de estudo. Os resultados da pesquisa pública vão compor o diagnóstico socioambiental e subsidiar as demais etapas.
“A elaboração do Plano de Manejo é coletiva e a comunidade é essencial para o seu sucesso. Por isso, pedimos que todos busquem se informar, participem da pesquisa e também das oficinas que serão realizadas nas próximas etapas”, reforça Magda.
Deixe seu comentário