Sama abre pesquisa pública para elaboração dos Planos de Manejo do Finder e do Iririú

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Moradores podem participar até 17 de outubro e ajudar a definir diretrizes de preservação ambiental em Joinville

Até o dia 17 de outubro, a comunidade de Joinville pode participar da pesquisa pública para elaboração dos Planos de Manejo do Parque Municipal Morro do Finder e da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Morro do Iririú, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sama).

A pesquisa é voluntária e gratuita, e pode ser respondida pelo formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura de Joinville.

O Parque Municipal do Morro do Finder está localizado dentro da ARIE Morro do Iririú, que abrange os bairros Bom Retiro, Iririú, Aventureiro e Jardim Sofia. As unidades de conservação possuem, respectivamente, 47,9 e 525,5 hectares de área.

O Plano de Manejo é um documento técnico que estabelece o zoneamento das unidades de conservação, as normas que devem ser seguidas para o uso da área e o manejo dos seus recursos naturais, inclusive com a possível implantação de estruturas físicas necessárias para a gestão do local.

“O Plano de Manejo tem objetivo de orientar e estabelecer futuramente as normas para que haja a convivência pacífica e harmônica entre o morador, o empreendedor, as empresas e a natureza do entorno. Isso vai ajudar a garantir a sustentabilidade ambiental da nossa cidade”, explica Magda Villanueva Franco, gerente da Unidade de Gestão Ambiental da Sama.

A pesquisa pública realizada pela Secretaria de Meio Ambiente tem o objetivo de envolver a comunidade nesse trabalho e identificar a sua percepção acerca dessas áreas, qual o conhecimento e a sua relação com o Parque Municipal Morro do Finder e sugestões para a gestão do parque.


Estudos em andamento

A elaboração dos Planos de Manejo do Parque Morro do Finder e da ARIE do Morro do Iririú é feita pela Ecolibra, empresa contratada para esse trabalho, sob a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente.

Os trabalhos tiveram início no mês de julho deste ano e preveem a execução de nove etapas de estudo. Os resultados da pesquisa pública vão compor o diagnóstico socioambiental e subsidiar as demais etapas.

“A elaboração do Plano de Manejo é coletiva e a comunidade é essencial para o seu sucesso. Por isso, pedimos que todos busquem se informar, participem da pesquisa e também das oficinas que serão realizadas nas próximas etapas”, reforça Magda.

Águas de Joinville realiza consulta pública sobre obras de melhoria no abastecimento de água Anterior

Águas de Joinville realiza consulta pública sobre obras de melhoria no abastecimento de água

Isarel começa a retirar máquina de guerra da Faixa de Gaza Próximo

Isarel começa a retirar máquina de guerra da Faixa de Gaza

Deixe seu comentário