Águas de Joinville realiza consulta pública sobre obras de melhoria no abastecimento de água

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Reunião ocorre no dia 13 de outubro, no bairro Saguaçu, e apresentará projeto que beneficiará mais de 8 mil moradores

A Companhia Águas de Joinville realiza, na segunda-feira (13), às 19 horas, uma consulta pública sobre obras de melhoria que serão realizadas na rede de abastecimento de água dos bairros Bom Retiro e Saguaçu. A reunião, destinada a moradores do bairro e demais interessados, ocorrerá na Escola Municipal Avelino Marcante Extensão, localizada na rua Brasil, 609, no bairro Saguaçu. A duração da reunião é de aproximadamente uma hora e meia.

As obras de melhoria no Bom Retiro e Saguaçu fazem parte da implantação de um Distrito de Medição e Controle (DMC) e beneficiarão mais de 8 mil moradores. O investimento é de R$ 8,9 milhões, recurso obtido por meio de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Um Distrito de Medição e Controle é a divisão de uma região em diversas partes menores, isolando trechos da rede de abastecimento para permitir um melhor controle da pressão da água e, consequentemente, reduzir vazamentos. Para isso, serão instaladas novas redes, além de equipamentos para medir e regular a vazão da água automaticamente.

Outro grande benefício é que, ao isolar as redes em trechos do bairro, um número menor de imóveis fica temporariamente sem água durante consertos de vazamentos.

A previsão é que as obras do DMC que vai atender os bairros Bom Retiro e Saguaçu tenham início em novembro de 2025 e sejam finalizadas em 2027. O planejamento inclui a instalação de 32 km de tubulações e 1,9 mil ramais, que são conexões entre os imóveis e a rede da rua.

A maior parte dos serviços no Bom Retiro e Saguaçu será realizado nas calçadas com a utilização do método não destrutivo (MND). Este método diminui interdições de trânsito, tanto para a instalação de redes e equipamentos como para futuras manutenções.

Na consulta pública, após a apresentação do projeto das obras, os técnicos da Companhia estarão disponíveis para tirar dúvidas e receber contribuições da comunidade. Para mais esclarecimentos, a Águas de Joinville também disponibiliza canais de atendimento como o WhatsApp 47 99771-8115 e ligação telefônica pelo número 115.


Mais tecnologia no sistema de abastecimento de água

Além da renovação da infraestrutura do sistema de distribuição de água, como a substituição de tubulações e ramais, o DMC inclui equipamentos que permitem o controle da pressão da água e agilizam a identificação de vazamentos.

O macromedidor instalado na rede enviará dados por telemetria ao Centro de Inteligência em Operações (Ciop), que vai monitorar a vazão de água 24 horas por dia. Qualquer anormalidade, como uma queda brusca na pressão da água, é identificada em tempo real. Assim, uma equipe da Companhia é deslocada rapidamente para executar o conserto da rede em caso de vazamento.

A válvula redutora de pressão (VRP), já instalada na região, vai regular a pressão da água automaticamente, sendo que o DMC receberá abastecimento de forma contínua independentemente de horário e picos de consumo de água. As três bombas pressurizadoras, instaladas para melhorar o fornecimento de água em regiões mais altas, serão mantidas em operação.

Joinville se torna referência em gestão de resíduos com operação da URE Ambiental Anterior

Joinville se torna referência em gestão de resíduos com operação da URE Ambiental

Sama abre pesquisa pública para elaboração dos Planos de Manejo do Finder e do Iririú Próximo

Sama abre pesquisa pública para elaboração dos Planos de Manejo do Finder e do Iririú

Deixe seu comentário