Joinville inaugura observatórios de aves na ETE Jarivatuba

  • Foto: PRefeitura de Joinville/Divulgação -

Com mais de 480 espécies registradas, cidade é referência nacional em observação de aves e ganha novos espaços para prática do turismo sustentável

Joinville agora é paraíso da observação de aves. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), inaugurou três observatórios na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jarivatuba, no bairro Ulysses Guimarães. O espaço, que já reúne uma das maiores diversidades de espécies da região, agora oferece a moradores e visitantes a chance de vivenciar de perto a experiência de contemplar aves raras e migratórias em seu habitat natural.

Segundo o Clube de Observadores de Aves de Joinville (COA), já foram catalogadas mais de 100 espécies apenas na ETE Jarivatuba. Entre os registros mais raros estão o falaropo-de-bico-grosso (2011), único no Brasil nos últimos anos; o pato arrabio (2022), visto somente em Joinville e Fernando de Noronha; e a marreca-colorada (2023), presente em poucos estados brasileiros. Por serem migratórias, muitas dessas aves permanecem apenas temporariamente na cidade, o que torna o local ainda mais atrativo para praticantes da atividade.

Os observatórios foram construídos com chapas metálicas pintadas de verde, em formato de paredão com dois metros de altura e aberturas que permitem a contemplação e a fotografia das aves. Os diferentes níveis de altura atendem tanto adultos quanto crianças, além de oferecerem suporte para câmeras fotográficas.

Para o secretário da Secult, Guilherme Gassenferth, a iniciativa fortalece o ecoturismo local:

“Estamos localizados em uma das regiões mais biodiversas do planeta, que é a Mata Atlântica, com serra, manguezais e baía. Estamos investindo e apoiando o ecoturismo sustentável em Joinville e temos retorno positivo sobre o quanto a nossa região é propícia para a prática desta atividade que atrai inclusive pessoas de fora do Brasil”, destacou.

A novidade se soma à programação do Festival Catarinense de Aves, que acontece entre os dias 2 e 5 de outubro, no Ágora Tech Park, em parceria com o COA e o Convention & Visitors Bureau.

Outra ação em destaque é o Concurso Fotográfico Aves em Foco, promovido pelo COA com apoio da Secult. O objetivo é valorizar a fotografia de natureza e revelar talentos locais. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 15 de setembro por meio de formulário online.

Rompimento de adutora causa vazamento e afeta abastecimento em Joinville Anterior

Rompimento de adutora causa vazamento e afeta abastecimento em Joinville

Prefeitura de Joinville anula processo seletivo após decisão do TCE/SC Próximo

Prefeitura de Joinville anula processo seletivo após decisão do TCE/SC

Deixe seu comentário