Joinville envia ajuda a Guaíba para apoiar retorno das aulas após cheias

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Prefeitura de Joinville entrega materiais e equipamentos para auxiliar na recuperação das escolas atingidas no município gaúcho

A sexta-feira (31) foi marcada por um esforço conjunto e intenso das equipes da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Joinville e dos Bombeiros Voluntários de Joinville no município de Guaíba, no Rio Grande do Sul. Em apenas dois dias, cerca de 500 metros de ruas foram limpos, com uma única rua demandando 36 viagens de caminhões-caçamba para remoção dos entulhos.

Duas retroescavadeiras estão sendo usadas para facilitar o trabalho de limpeza, seguido pela higienização das ruas, na qual foram utilizados 48 mil litros de água até o momento. A operação é coordenada entre as prefeituras de Joinville e Guaíba, que define as áreas prioritárias para a ação das equipes joinvilenses.

Denise Severo, moradora de uma das ruas beneficiadas, expressou sua gratidão: “A gente passou por momentos que não desejamos para ninguém, mas a sensação hoje é de gratidão. Gratidão por vocês terem vindo e ajudado. Somos uma família aqui nessa rua, temos muitas histórias. Que vocês levem um pouquinho de nós, o sentimento de gratidão para a cidade de vocês. Joinville hoje faz parte de Guaíba.”

Além da limpeza, já iniciaram as montagens das salas de aula com móveis enviados pela Secretaria de Educação de Joinville, beneficiando seis escolas municipais. A colaboração inclui a montagem das cozinhas escolares com geladeira, fogão industrial e utensílios necessários.

Elis Azeredo, diretora adjunta da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, a maior unidade educacional de Guaíba, com 1,6 mil alunos, agradeceu emocionada: “Foi um momento emocionante. Já estou vendo essa sala cheia de alunos. Muito obrigado pela ajuda que vocês nos deram. Foi especial.”

A Defesa Civil de Joinville também forneceu rádios para melhorar a comunicação das equipes locais e a Secretaria de Assistência Social enviou computadores que começarão a operar na próxima segunda-feira.

Paulo Manoel de Souza, diretor da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, participou de uma reunião do Comitê de Crise de Guaíba, juntamente com autoridades locais, forças de segurança, Marinha, Exército e Ministério Público do Rio Grande do Sul, reforçando a parceria e a solidariedade entre as duas cidades.

Transporte coletivo de Joinville tem horários e rotas ampliadas Anterior

Transporte coletivo de Joinville tem horários e rotas ampliadas

Com 6,3 milhões de casos prováveis, Brasil lidera ranking de dengue Próximo

Com 6,3 milhões de casos prováveis, Brasil lidera ranking de dengue

Deixe seu comentário