Joinville alcança melhor nota de sua história no Previne Brasil, do Ministério da Saúde

Joinville teve o melhor desempenho de sua história na avaliação dos indicadores do Previne Brasil, do Ministério da Saúde. O município alcançou a nota 6,94 no Indicador Sintético de Desempenho, que leva em conta sete indicadores da atenção primária. A avaliação é realizada a cada quatro meses e o último resultado engloba o terceiro quadrimestre de 2022. A nota anterior era 6,91.

Entre as maiores cidades de Santa Catarina, Joinville foi a melhor avaliada. “O Previne Brasil é o principal instrumento de avaliação do Ministério da Saúde para aferir a qualidade da atenção primária nos municípios. E a sua nota impacta diretamente na quantidade de recursos que são enviados para as cidades”, explica o secretário de Saúde de Joinville, Andrei Kolaceke.

No terceiro quadrimestre de 2022, Joinville teve 36% de gestantes com, pelo menos, seis consultas pré-natal realizadas. A proporção de gestantes que fizeram exames para sífilis e HIV foi de 60%. O percentual das gestantes com atendimento odontológico ficou em 44%. E 23% das mulheres realizaram coleta de citopatológico.

A proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida ficou em 24% e 26% das pessoas com diabetes realizaram consulta e hemoglobina glicada no período.

No campo da saúde infantil, 77% das crianças de um ano de idade foram vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e poliomielite inativada.

Segundo o secretário de Saúde, no último quadrimestre, os destaques foram o acompanhamento dos pacientes crônicos com hipertensão e diabetes. “Esse processo, nas nossas Unidades Básicas de Saúde da Família, é fundamental para evitar o agravamento de algumas dessas condições crônicas e o surgimento de problemas como, por exemplo, infarto e AVC”, afirma Andrei.

Recentemente, a Prefeitura de Joinville implantou um sistema para acompanhamento de indicadores nas unidades de saúde da cidade. “Com isso, a nossa expectativa é que no próximo período avaliado, que é o primeiro quadrimestre deste ano, nós tenhamos um resultado ainda melhor”, diz o secretário de Saúde.A​

VÍDEO:saiba o que aconteceu na cidade entre os dias 1º e 8 de fevereiro ao longo da história Anterior

VÍDEO:saiba o que aconteceu na cidade entre os dias 1º e 8 de fevereiro ao longo da história

Casa da Cultura de Joinville divulga listas de alunos selecionados para os cursos Próximo

Casa da Cultura de Joinville divulga listas de alunos selecionados para os cursos

Deixe seu comentário