Previsão do tempo em Santa Catarina indica fim de semana de sol e temperaturas em elevação |
Em 5 anos, Projeto Monitorando Rios já formou mais de 300 alunos em Joinville e impactou toda comunidade
-
Foto: Divulgação -
Iniciativa é da Univille, tem patrocínio da Döhler e apoio do Comitê Babitonga e Prefeitura de Joinville
Um olhar cuidadoso sobre o meio em que a gente vive. O Projeto Monitorando os Rios pela Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira chegam a 5 anos com resultados incríveis, que ultrapassam os muros da escola.
Estudantes de escolas municipais de Joinville passam por uma formação e se transformam em Monitores da Qualidade da Água. Eles vivenciam a educação ambiental na prática, participam de palestras sobre destinação de resíduos, criam folders com informações sobre proteção e conservação, fazem análises da qualidade da água dos rios, entre outras atividades.
Após seis semanas, recebem os certificados. É um trabalho que impacta toda a comunidade onde as escolas estão inseridas em diferentes regiões da cidade.
A iniciativa é da Univille, tem patrocínio da Döhler e conta com o apoio do Comitê Babitonga e Prefeitura. Até agora, 11 turmas foram formadas, totalizando 330 alunos. A última cerimônia ocorreu na Escola Municipal João Bernardino da Silveira Junior, do bairro João Costa, região Sudeste da cidade.
Para a vice-reitora da Univille, professora Therezinha Maria Novais de Oliveira, a questão ambiental e a educação sempre caminharam juntas e são compromissos da Universidade.
“A Univille, dentro dos seus 58 anos em Joinville, dos quais 27 já como Universidade, tem no seu DNA a educação ambiental. É gratificante trabalhar essa temática, especialmente com crianças”, destacou a educadora.
O CEO da Döhler, José Mário Gomes Ribeiro, reforçou que a empresa sempre participou do crescimento de Joinville e tem entre seus compromissos a responsabilidade socioambiental. “O programa Monitorando os Rios vem ao encontro de nossa governança, reforça o pilar de sustentabilidade e cuidado com a comunidade”, sublinhou José Mário.
A educação socioambiental desempenha um papel fundamental na gestão sustentável dos recursos hídricos, acrescentou a responsável técnica do Projeto Monitorando os Rios, Izabel Liberato. “É essencial para promover a conscientização, a participação e a mudança de comportamento em relação à conservação e ao uso responsável e consciente da água”, concluiu.

Deixe seu comentário