Defesa Civil de Joinville atualiza Plano de Contingência para alerta amarelo devido à previsão de baixas temperatura

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Massa de ar frio traz risco de doenças e requer atenção especial a grupos vulneráveis e animais domésticos durante o fim de semana

A Defesa Civil de Joinville emitiu um alerta amarelo e atualizou o Plano de Contingência em resposta à previsão de baixas temperaturas para o fim de semana e segunda-feira, entre os dias 29 de junho e 1º de julho. O alerta foi desencadeado pelo avanço de uma massa de ar frio e seco que deve causar uma queda significativa nas temperaturas na região.

De acordo com as previsões, a sensação de frio intenso começará a partir da madrugada deste sábado, com temperaturas variando entre 8 e 13 graus Celsius. No domingo e segunda-feira, a situação se agravará, com os termômetros podendo registrar mínimas entre 2 e 8 graus Celsius.

A Defesa Civil estadual alerta que o frio extremo pode representar riscos significativos para a saúde pública, incluindo o agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e casos de hipotermia. Embora todos possam ser afetados pelas baixas temperaturas, é fundamental redobrar a atenção para os grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de rua. A orientação é também estender os cuidados aos animais domésticos, que podem sofrer com o frio intenso.


Operação Baixas Temperaturas

A Operação Baixas Temperaturas, realizada pela Assistência Social de Joinville é colocada em prática no período de inverno, quando os termômetros podem ficar abaixo dos 12 graus. Esse é um serviço extra de acolhimento noturno para pessoas em situação de rua.

De segunda a sexta-feira, as pessoas que estão em situação de rua devem procurar o Centro Pop (rua Paraíba, 937 - Atiradores) para realizar o cadastro até 17h. Aos fins de semana, o cadastro é feito até 16h. A partir das 17h, a Prefeitura faz o transporte até o local indicado para passar a noite.

No período noturno, a equipe de referência do atendimento telefônico e acolhimento é o Serviço Especializado em Abordagem Social, que atende pelos telefones (47) 3030-1232/ 3433-3341 e WhatsApp (47) 99141-3439. Portanto, caso a comunidade veja uma pessoa dormindo na rua, em situação de vulnerabilidade, pode ligar nesses telefones e indicar o endereço.

São oferecidas diariamente 50 vagas na Casa de Passagem Vó Joaquina, que é conveniada com a Secretaria de Assistência Social. A distribuição de vagas priorizará pessoas com deficiência, mulheres com crianças, idosos e classificação por ordem de chegada.

O usuário cadastrado na Operação Baixas temperaturas poderá jantar no Restaurante Popular Bucarein, com atenção para o horário de saída do transporte. A Casa de Passagem Vó Joaquina também ofertará jantar.

Será concedido vale-transporte, na manhã seguinte, a partir das 6h, para o deslocamento até o Restaurante Popular Bucarein, onde será oferecido o café da manhã.

Principais restrições do calendário eleitoral começam em julho Anterior

Principais restrições do calendário eleitoral começam em julho

Política de Alfabetização e Letramento integrará Rede Municipal de Ensino Próximo

Política de Alfabetização e Letramento integrará Rede Municipal de Ensino

Deixe seu comentário