logo RCN

Com tecnologia de ponta, Joinville inicia construção da Ponte da Rua Anêmonas

  • Foto: Prefeitura de Joinville -

Obra utilizará o sistema cantitravel para preservar o meio ambiente e facilitar ligação entre os bairros Fátima e Guanabara

Foi assinada na manhã desta quarta-feira (9), na Prefeitura de Joinville, a Ordem de Serviço para a construção de mais uma grande obra para a mobilidade do município, a Ponte da Rua Anêmonas.

Construída sobre o Rio Itaum-Açú, a Ponte da Rua Anêmonas consolida uma importante ligação entre a região Sudeste e a região central da cidade, beneficiando diretamente mais de 114 mil moradores dos bairros Guanabara, Fátima, Adhemar Garcia, Jarivatuba, Itaum e Paranaguamirim e, consequentemente, todo o município.

A estrutura de concreto armado vai ligar as ruas Anêmonas, no bairro Fátima, e Esteves Júnior, no Guanabara. A Ponte da Rua Anêmonas terá aproximadamente 200 metros de extensão (182,36 m da estrutura mais as cabeceiras) e 14 metros de largura, com duas pistas, calçada para pedestres e ciclovia dos dois lados.

“A Ponte da Rua Anêmonas vai ser uma grande transformação para a região Sul e, principalmente, para a região Sudeste. Afinal, ali na rua Guanabara junto com a rua Fátima ocorre um estrangulamento de ruas e uma necessidade muito grande de mobilidade. E a ponte possibilitará o binário entre as ruas Guanabara e Anêmonas. Então, terá uma via entrando e uma grande via saindo da região, o que vai ajudar milhares de joinvilenses, todos os dias”, afirma Adriano Silva, prefeito de Joinville.

Assim como já ocorre na construção da Ponte Joinville, será utilizado o cantitravel na obra da Ponte da Rua Anêmonas, permitindo que os trabalhos avancem com a mínima interferência no mangue e no curso d’água do Rio Itaum-Açú.

“Com o cantitravel, além dos benefícios que a técnica traz para a preservação do meio ambiente, colocamos a cidade em condições de competir com outros municípios brasileiros que já usam alta tecnologia. Então, Joinville, além de ser essa cidade que já é reconhecida nacionalmente por todas suas qualidades, passará a ser celebrada também na área de engenharia com a utilização de tecnologias evoluídas na construção de pontes”, explica Jorge Sá, secretário de Infraestrutura Urbana.

O valor da obra será de R$ 25,9 milhões. O recurso é assegurado por meio de financiamento da Prefeitura de Joinville junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Projeto Viva Cidade 2. A empresa Trilha Engenharia foi a vencedora do processo licitatório (Edital 326/2024) para a construção da Ponte da Rua Anêmonas.

Para Augusto Deotti, morador há 39 anos do bairro Fátima, a ponte é um sonho realizado. “Ela vai resultar em um grande desempenho no trânsito da região”, comemora Augusto.


Construção de pontes em Joinville

Esta é a sétima ponte anunciada pela Prefeitura de Joinville. Cinco delas já foram construídas e entregues para a comunidade: Ponte Curt Weege (ponte do Quiriri); Ponte Caminhos do Pico (Estrada João Fleith); Ponte Harald Karmann (ligando o Bucarein ao Guanabara, pela rua Nacar); Ponte Albertinho Bornschein (ligando o Bucarein ao Boa Vista) e a travessia no Morro do Amaral. A Ponte Joinville está em andamento e a Ponte da Rua Anêmonas vai iniciar a fase da montagem do canteiro de obras.

Comissão de Saúde discute atendimento multidisciplinar para fibromialgia em Joinville Anterior

Comissão de Saúde discute atendimento multidisciplinar para fibromialgia em Joinville

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro interfere em processo na Corte Próximo

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro interfere em processo na Corte

Deixe seu comentário