logo RCN

Comissão de Saúde discute atendimento multidisciplinar para fibromialgia em Joinville

  • Foto: CVJ -

Reunião contou com a participação da presidente da Anfibro e debateu avanços locais, dificuldades no SUS e importância das práticas integrativas

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville realizou, nesta quarta-feira (9), uma reunião com foco na ampliação do atendimento a pessoas com fibromialgia no município. O encontro foi requisitado pelo vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) e contou com a presença da presidente da Associação Nacional de Fibromiálgicos (Anfibro), Flávia Mesquita.

A principal pauta do debate foi a proposta de criação de um atendimento multidisciplinar voltado às pessoas acometidas pela síndrome, que reúne sintomas como dores crônicas, fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, alterações cognitivas e hipersensibilidade ao toque. “Joinville, como a maior cidade do estado, tem que dar exemplo”, defendeu o vereador Ascendino.

Durante sua fala, Flávia Mesquita relatou as dificuldades enfrentadas por pacientes no tratamento via SUS e destacou a importância das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no cuidado à fibromialgia. Ela também apresentou um panorama do Projeto de Lei 3010/2019, aprovado no Senado e agora aguardando sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto institui o Programa Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia, Fadiga Crônica ou Síndrome Complexa de Dor Regional, com diretrizes como o atendimento multidisciplinar, incentivo à pesquisa e divulgação de informações.

Comissão de Saúde discute atendimento multidisciplinar para fibromialgia em Joinville Anterior

Comissão de Saúde discute atendimento multidisciplinar para fibromialgia em Joinville

Com tecnologia de ponta, Joinville inicia construção da Ponte da Rua Anêmonas Próximo

Com tecnologia de ponta, Joinville inicia construção da Ponte da Rua Anêmonas

Deixe seu comentário