Atuação da Prefeitura garante R$ 10,5 milhões extras para a Educação de Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Município venceu disputa judicial e teve reconhecido o direito ao VAAR-FUNDEB

A Prefeitura de Joinville garantiu cerca de R$ 10,5 milhões em recursos a serem repassados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Ministério da Educação, do Governo Federal. O valor foi conquistado após processo judicial liderado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) e com o apoio do núcleo jurídico da Secretaria de Educação.

Na ação, a Prefeitura questionou a decisão do Governo Federal de indeferir as comprovações apresentadas relativas ao item de melhoria de gestão das redes públicas a partir da evolução dos indicadores previamente definidos que dariam direito ao recebimento do VAAR-FUNDEB (Valor Aluno Ano Resultado/FUNDEB ou Valor Anual por Aluno), ano 2023 para o exercício de 2024. Mesmo tendo apresentado os documentos dentro do período estabelecido e de acordo com os critérios, Joinville foi inabilitada.

Com isso, a Educação Municipal da cidade perderia um repasse de verba complementar previsto no art. 212-A, inciso V, alínea “c”, da Constituição da República Federativa do Brasil e no art. 5º, inciso III, da Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020.

Logo que iniciado o processo judicial, a 6ª Vara Federal de Joinville concedeu a liminar, garantindo o repasse dos valores ao município. A sentença proferida pela 6ª Vara Federal de Joinville confirmou o direito de Joinville na inclusão no rol dos Municípios habilitados ao recebimento da complementação do VAAR-FUNDEB, requerimento administrativo formulado no ano de 2023 para o exercício de 2024, viabilizando o repasse dos valores ao ente público municipal. Os valores foram pagos em abril deste ano.

Insatisfeito com a sentença, a União apresentou recurso, tendo sido julgado em dezembro deste ano, mas a 11ª Turma manteve o direito ao Município de Joinville, reconhecendo-o como habilitado para recebimento da complementação do VAAR-FUNDEB, bem como pelo integral cumprimento dos requisitos exigidos. Da decisão cabe recurso.

Saúde de São Francisco do Sul reforça estrutura para atender moradores e turistas na alta temporada Anterior

Saúde de São Francisco do Sul reforça estrutura para atender moradores e turistas na alta temporada

Passagem de ônibus em Joinville permanece no mesmo valor em reajuste anual Próximo

Passagem de ônibus em Joinville permanece no mesmo valor em reajuste anual

Deixe seu comentário