Confira como ficam os serviços da Prefeitura de Joinville durante o recesso |
Águas de Joinville retoma uso de carvão ativado para reduzir gosto e odor da água
-
Foto: Prefeitura de Joinville/DIvulgação -
Medida preventiva é aplicada na ETA Cubatão e água segue potável e própria para consumo
Nesta quinta-feira (18), a Companhia Águas de Joinville retomou o processo de aplicação de carvão ativado em pó na água bruta, em etapa inicial de tratamento, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão. A ação ocorre com o objetivo de minimizar a percepção de gosto e odor da água relatada por moradores no decorrer da última semana.
A Companhia já havia utilizado o carvão ativado em agosto deste ano. Na época, foi realizada a contratação emergencial de equipamento para utilização na ETA pelo período de um mês. Desta vez, está sendo implantada uma estrutura desenvolvida pela própria equipe técnica da Companhia, com apoio de fornecedor, para aplicação do carvão.
A aplicação do carvão ativado em pó é uma tecnologia consolidada e utilizada em outros lugares do Brasil, como Rio de Janeiro e Porto Alegre. O carvão ativado é comumente utilizado em filtros de água caseiros e não gera risco à saúde.
A solução para aplicação neste momento foi desenvolvida utilizando como referência o equipamento locado em agosto deste ano e ficará instalada e pronta para uso até o momento em que a solução definitiva for implantada.
O prazo para que as pessoas percebam a diferença nas torneiras está atrelado a alguns fatores. Depende da distância que os moradores estão da ETA Cubatão, da renovação de água nos reservatórios e do consumo da água na residência, para renovação da caixa-d’água.
Água segue potável e própria para consumo
Desde que recebeu as manifestações de percepção de gosto e odor na água, a Companhia intensificou os testes e as análises. A água segue potável e própria para o consumo. Os testes realizados indicam uma sutil percepção para gosto e odor na água. Essa situação pode ser causada por substâncias orgânicas presentes no rio Cubatão, mas que não são prejudiciais à saúde.
Mesmo com a aplicação do carvão ativado em pó, a Companhia continuará realizando esses testes.
A rotina diária de monitoramento da água é cumprida rigorosamente pela Águas de Joinville. Mais de 160 parâmetros são analisados no sistema de abastecimento e há uma série de controles de qualidade nas etapas do processo de tratamento e de distribuição de água.
Na rede de distribuição, essas análises são feitas em 262 pontos em todos os bairros da cidade. Esse conjunto de processos atesta a qualidade da água distribuída. Todos os testes seguem os padrões de qualidade definidos pelo Ministério da Saúde.

Deixe seu comentário