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Urbanismo conclui fiscalização dos terminais e buscará melhorias para transporte

  • Foto: Mauro Schlieck/ CVJ - Vanessa Falk ( esq.) conversa com usuária do transporte

Reclamações de usuários sobre demora e superlotação levaram os vereadores aos terminais de ônibus de três bairros de Joinville

Vereadores da Comissão de Urbanismo da Câmara concluíram, na manhã desta quinta-feira (12), as fiscalizações dos terminais do transporte coletivo de Joinville. Por volta das 6h, Brandel Junior (PL) e Vanessa Venzke Falk (Novo) estiveram no Terminal do Guanabara, a cerca de 3km do centro da cidade.

O Terminal do Guanabara é um dos dez terminais de integração que compõem o sistema de transporte público de Joinville, sendo fundamental para a mobilidade de moradores da zona sul da cidade. Embora o bairro Guanabara tenha sido criado oficialmente em 1977, a concentração populacional na região começou a crescer a partir da década de 1960.

Em Joinville, a administração e operação dos terminais de ônibus e do transporte coletivo são de responsabilidade das empresas Gidion e Transtusa. Essas duas empresas são as concessionárias que prestam o serviço de transporte público na cidade, e elas são responsáveis pela operação e manutenção dos ônibus e dos terminais de integração. A Gidion atende a região Sul da cidade, enquanto a Transtusa é responsável pela região Norte.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (SEINFRA), tem o papel de poder concedente, ou seja, ela fiscaliza, regulamenta e autoriza as operações do sistema, buscando garantir que o serviço atenda às necessidades da população.

“Essas diligências que a comissão está fazendo são frutos da reclamação do usuário do transporte público”, explicou Brandel, “como a questão de demora nas linhas, de ônibus superlotado”.

Segundo a vereadora Vanessa, além da falta de ar condicionado, os usuários também reclamam que os ônibus do bairro não esperam os que vêm do centro, por exemplo. “Então tinha que esperar um pouquinho mais para dar esse tempo de sair de quem vem do bairro para ir para o centro”, sugere a parlamentar.

Nos últimos dias, os vereadores da comissão também estiveram nos terminais do Iririú e do Itaum, sempre no horário de pico, pela manhã

O que vai ser feito e a nova licitação

A Comissão de Urbanismo fará um relatório das visitas e deve chamar a prefeitura para buscar melhorias, disse Vanessa Falk. Ela acredita que mudanças grandes só virão com a licitação do novo transporte coletivo.

Atualmente, a minuta do edital da licitação foi protocolada pela prefeitura junto ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) para validação. Este é um passo obrigatório e complexo devido à magnitude da licitação. O TCE-SC solicitou mais 60 dias para análise, o que significa que o edital ainda não foi publicado.

A expectativa é que a licitação traga um novo modelo de transporte, chamado Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob), que prevê melhorias significativas, incluindo:

Wi-Fi e ar-condicionado em todos os ônibus;

Monitoramento por câmeras e geolocalização em tempo real;

Ampliação da frota e das viagens, com idade média dos veículos limitada a cinco anos;

Reforma dos terminais e instalação de novos abrigos de ônibus;

Bilhetagem digital com diversas opções;

Criação de uma Central de Controle Operacional (CCO).

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