Desastres relacionados às chuvas triplicaram no país, aponta relatório |
Santa Catarina enfrenta onda de frio com mínimas negativas e alerta de geada
-
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / Secom -
Inmet emite alerta laranja; temperaturas devem ficar até 5°C abaixo da média e há risco de geada e mar agitado com ventos de até 60 km/h
Uma nova onda de frio atinge Santa Catarina nesta terça-feira (2) e promete derrubar ainda mais as temperaturas em todo o Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as mínimas devem ficar abaixo de 0°C em grande parte do território catarinense, especialmente entre os Planaltos e o Extremo Oeste, onde o amanhecer será de temperaturas negativas.
Nas demais regiões, as mínimas variam entre 3°C e 8°C. Mesmo com a presença do sol entre nuvens, o frio segue predominando ao longo do dia, com máximas que não devem ultrapassar os 15°C. O Inmet emitiu alerta laranja de perigo devido à intensidade da massa de ar frio, que deve manter as temperaturas até 5°C abaixo da média para esta época do ano.
A Defesa Civil alerta ainda para a possibilidade de formação de geada nas regiões Serrana, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana, Oeste e Sul do Estado, todas sob o mesmo nível de alerta. O fenômeno pode causar danos à agricultura e exige atenção redobrada de produtores rurais.
Além do frio intenso, há risco também para ventos costeiros no quadrante Sul, com rajadas entre 40 e 60 km/h. O mar ficará agitado, com ondas entre 2,0 e 2,5 metros e picos que podem atingir até 3,5 metros, o que representa perigo para pequenas e médias embarcações.
Deixe seu comentário