Rajadas de vento ultrapassam 100 km/h no Litoral Sul de Santa Catarina

  • Foto: Internet / Reprodução -

Ventos foram causados por ciclones

A atuação de um ciclone extratropical em alto mar provocou nesta quarta-feira, 27, ventos intensos em Santa Catarina. De acordo com dados gerados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), as rajadas de vento chegaram perto dos 110 km/h, como foi o caso de Laguna (109,1 km/h) e Imbituba (97,2 km/h). Já os demais municípios tiveram valores mais baixos:

Foto: Secom / Divulgação

As fortes rajadas de vento provocaram estragos em algumas localidades, de acordo com as coordenadorias regionais das Defesas Civis. Municípios como Imbituba, Criciúma, Içara e Passos Maia registraram algumas ocorrências relacionadas a destelhamentos, quedas de galhos de árvores, danos em outdoors, e falta de energia elétrica. São situações pontuais, onde as mesmas já estão sendo resolvidas.

A frente fria que provocou chuva e temporais na madrugada e manhã desta quarta-feira, 27, já está se afastando de Santa Catarina, mas ainda mantém a presença de muitas nuvens no estado, bem como a ocorrência de chuva isolada, inclusive com algumas trovoadas esparsas no Litoral Norte.

O vento sopra de sudoeste/sul na maior parte de Santa Catarina, com intensidade moderada e rajadas fortes no Litoral Sul e Grande Florianópolis (foram registradas rajadas entre 60 e 80km/h). As temperaturas, que variam entre 10 e 19°C do Grande Oeste ao Planalto Sul, 18 a 22°C entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e entre 23°C e 26°C no Litoral Norte, devem continuar declinando rapidamente com a aproximação da massa de ar frio.

Nas próximas horas, a condição de chuva diminui e o vento segue intenso, sobretudo no Litoral e áreas próximas, permanecendo o risco moderado a alto para ocorrências. As temperaturas declinam bruscamente, conforme Aviso Meteorológico emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, favorecendo risco baixo a moderado para problemas associados à saúde. Diante disso, a Defesa Civil de Santa Catarina recomenda atenção com os moradores em situação de rua, idosos, enfermos, crianças e animais de estimação. Também é recomendado que animais de estimação de áreas rurais sejam abrigados durante a noite.


Massa de ar frio traz temperaturas congelantes a Santa Catarina após a passagem do ciclone

​O ciclone, que trouxe fortes ventos e chuvas intensas, está se dissipando, e embora a chuva continue durante o dia em Santa Catarina, os ventos que causaram preocupação não devem mais afetar o estado na quinta-feira.

No entanto, a Defesa Civil adverte que a chuva não dará trégua no final de semana, com precipitações previstas para sexta-feira (29) e sábado (30). Embora o risco de temporais seja menor em comparação com o início da semana, a temperatura permanecerá amena, com máximas abaixo de 20°C na maior parte do estado.

Os moradores de Santa Catarina devem se preparar para um período de clima frio e úmido nos próximos dias, garantindo que estejam adequadamente agasalhados e protegidos contra os efeitos adversos do clima.


Veja a temperatura por região para esta quinta-feira (28) 

Extremo-Oeste: entre 5°C e 25°C

Oeste: entre 3°C e 26°C

Meio-Oeste: entre 2°C e 25°C

Planalto Sul (Serra): entre 4°C e 19°C

Litoral Sul: entre 8°C e 19°C

Vale do Itajaí: entre 4°C e 22°C

Grande Florianópolis (área serrana): entre 7°C e 18°C

Grande Florianópolis (área litorânea): entre 8°C e 21°C

Planalto Norte: entre 3°C e 23°C

Litoral Norte: entre 10°C e 21°C

Joinville abre processo de seleção para gestão cultural do Centreventos Cau Hansen Anterior

Joinville abre processo de seleção para gestão cultural do Centreventos Cau Hansen

Tarde Cultural Inclusiva em Joinville promove diversidade e arte Próximo

Tarde Cultural Inclusiva em Joinville promove diversidade e arte

Deixe seu comentário