logo RCN

Joinville está entre as cidades que mais consomem ultraprocessados no Brasil

  • Foto: Divulgação -

Com 27,07% das calorias provenientes desses alimentos, município ocupa a 7ª posição nacional

Joinville aparece na 7ª colocação entre os municípios brasileiros com maior participação calórica de alimentos ultraprocessados na dieta da população. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), da Universidade de São Paulo (USP), e publicado na Revista de Saúde Pública.

De acordo com o estudo, 27,07% das calorias consumidas pelos joinvilenses vêm de alimentos ultraprocessados, percentual significativamente acima da média nacional. A pesquisa avaliou o consumo em todo o país por meio de um modelo estatístico que considerou fatores como grau de urbanização e renda per capita, variáveis que explicam a concentração do consumo nas regiões Sul e Sudeste.

Dos 26 municípios com os maiores índices de consumo de ultraprocessados, 25 estão localizados em Santa Catarina. A única exceção é Porto Alegre (RS), que aparece na 19ª posição.

Entre os alimentos classificados como ultraprocessados estão refrigerantes, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, embutidos, refeições prontas congeladas e produtos com alta quantidade de aditivos químicos. Esses itens são amplamente associados a problemas de saúde como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Joinville está entre as cidades que mais consomem ultraprocessados no Brasil Anterior

Joinville está entre as cidades que mais consomem ultraprocessados no Brasil

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 33 milhões Próximo

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 33 milhões

Deixe seu comentário