Auxílio Transporte oportuniza que imigrantes retornem a seu local de origem

  • Foto: Divulgação -

Secretaria de Assistência Social concede benefício para auxiliar naturais de outras localidades a voltarem para suas cidades de origem

Recentemente divulgados, os dados do Diagnóstico da População em Situação de Rua em Joinville revelaram uma realidade surpreendente: apenas 28,8% dos brasileiros vivendo nessas condições na maior cidade de Santa Catarina são nascidos no próprio município. Com o intuito de oportunizar que essas pessoas retornem ao convívio familiar em suas cidades de origem, a Secretaria de Assistência Social (SAS) implementou o Auxílio Transporte Intermunicipal ou Interestadual.

Em 2023, a Prefeitura de Joinville concedeu um total de 503 benefícios desse tipo, totalizando um investimento de R$76.827,50. A maior parte desses auxílios (255) foi destinada ao retorno para municípios dentro do estado de Santa Catarina.

Nos casos de viagens interestaduais, os Estados que se destacam como destinos de retorno são o Paraná, com 112 beneficiados, seguido de São Paulo, com 88, e Rio Grande do Sul, com 26.

Fabiana Cardoso, secretária de Assistência Social de Joinville, ressalta a importância desse benefício: "O Auxílio Transporte Intermunicipal ou Interestadual é um importante dispositivo para oportunizar o retorno à convivência familiar de pessoas em situação de rua, cujas famílias não residam no município ou no estado. A reinserção familiar é uma das possibilidades para a saída da situação de rua".

Para solicitar o Auxílio Transporte, os interessados devem procurar o Centro Pop, localizado na rua Paraíba, 937, no bairro Anita Garibaldi. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos.

A avaliação das situações que podem ser beneficiadas com o Auxílio Transporte exige que haja uma família ou rede de apoio apta e disposta a receber a pessoa. A secretária Fabiana Cardoso também destaca que, nos casos em que o benefício é concedido, a SAS entra em contato com os serviços de apoio do município de destino para garantir o contínuo acompanhamento socioassistencial.


Campanha para ajudar pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social, com apoio da Secretaria de Comunicação, lançou recentemente a campanha “Esmola não ajuda, ajude de verdade”. O objetivo da ação é incentivar o cidadão a utilizar o Serviço Especializado em Abordagem Social 24 horas. O serviço pode ser acionado por meio do telefone (47) 3433-3341, todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos.

A partir dessa abordagem, o usuário receberá o encaminhamento para os serviços que necessitar, como emissão da segunda via de documentação, mercado de trabalho e capacitação profissional, assistência à saúde e encaminhamento para o Restaurante Popular.

Com essa rede especializada, a Prefeitura de Joinville oferece possibilidades para que a pessoa deixe a situação de rua e de vulnerabilidade. Informações sobre esses serviços estão disponíveis no site da Prefeitura.

34ª Festilha reuniu cerca de 60 mil pessoas Anterior

34ª Festilha reuniu cerca de 60 mil pessoas

Sua receita natalina de família pode integrar livro Próximo

Sua receita natalina de família pode integrar livro

Deixe seu comentário