Arte e história de Joinville desembarcam na Suíça em ação do Comitê Cidades-Irmãs |
Após o dia das mães, Joinville intensifica combate à dengue em cemitérios
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Após o Dia das Mães, agentes intensificam ações para eliminar criadouros do Aedes aegypti
A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Joinville iniciou nesta segunda-feira (19) um mutirão de limpeza nos cemitérios municipais com o objetivo de combater possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação segue até quarta-feira (21) e ocorre após o aumento no número de visitantes durante o Dia das Mães, quando é comum o acúmulo de materiais que podem reter água.
Os agentes de endemias recolhem embalagens, plásticos e outros recipientes descartados nos túmulos que oferecem risco de acúmulo de água — ambiente ideal para a proliferação do mosquito. Além disso, as equipes coletam larvas e amostras para análise no laboratório da Vigilância Ambiental.
“Nos locais onde os recipientes não podem ser eliminados, realizamos o tratamento com larvicida, que impede o desenvolvimento das larvas por até 60 dias”, explica Emerson Brites da Maia, coordenador da Vigilância Ambiental.
Apesar do reforço nas ações após datas comemorativas, os cemitérios são considerados pontos estratégicos e são vistoriados a cada 15 dias pelos técnicos. A orientação aos visitantes é evitar levar adornos plásticos e garantir que vasos tenham furos para impedir o acúmulo de água.
“É fundamental que a população também colabore. Um pequeno descuido pode gerar um novo foco do mosquito. É preciso verificar os vasos e retirar a água acumulada, especialmente depois das chuvas”, reforça Emerson.
Deixe seu comentário