Projeto Pernas Solidárias reúne quase mil pessoas em corrida que celebrou 10 anos de inclusão
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Evento teve pela primeira vez edição exclusiva e mobilizou comunidade, famílias e atletas em Joinville
A manhã de domingo (5) começou movimentada com as quase mil pessoas que participaram das duas provas de corrida que celebraram os 10 anos de história do Projeto Pernas Solidárias.
A concentração teve início logo cedo, na Associação Atlética Tupy. Às 6h, ocorreu a largada da prova para pessoas sem deficiência, que teve a participação de 400 corredores.
Logo em seguida, às 7h, um animado público acompanhou a largada de quase 600 pessoas, entre cadeirantes e condutores, que percorreram a rua Helmuth Fallgatter, no bairro Boa Vista.
Além de cadeirantes, também participaram da corrida Pernas Solidárias pessoas com baixa mobilidade, pessoas autistas e idosos, que foram conduzidos nos triciclos por seus familiares e por condutores voluntários.
“Essa é a nossa real intenção, envolver tanto as pessoas com qualquer tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida como, também, ter a participação das famílias e da comunidade em geral”, afirma a vice-presidente do Projeto Pernas Solidárias, Lúcia Soares Corrêa.
Em seus 10 anos de história, o Projeto Pernas Solidárias sempre foi realizado dentro da programação de outras provas de corrida e, pela primeira vez, teve uma edição exclusiva.
De acordo com Lúcia Corrêa, o resultado foi digno de medalha de ouro. “Foi um grande sucesso, os organizadores estão muito felizes com a repercussão. O evento foi bem-aceito pela comunidade, teve ótima participação do público. Os atletas ficaram muito satisfeitos com a organização e o apoio pós-prova. As famílias e a comunidade permaneceram no local e fizeram um cordão para acompanhar a largada das pessoas com deficiência”, conta.
Corredores de todo o Brasil
Além dos participantes locais, corredores de várias partes do Brasil onde o Pernas Solidárias também está presente vieram prestigiar os 10 anos de projeto.
Entre os catarinenses, o evento recebeu atletas dos municípios de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Barra Velha, Curitibanos e Santo Amaro da Imperatriz. Também vieram pessoas de longe, dos estados de Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
“Participaram pessoas de 18 cidades brasileiras que não mediram esforços para estar conosco. Foi uma logística muito grande e tivemos o apoio fundamental da Associação Atlética Tupy, que ofereceu alojamento para 40 pessoas, e da Prefeitura de Joinville, que forneceu os colchões”, destaca Lúcia.
Parceiros contribuíram com a programação
O sucesso das comemorações do aniversário do Projeto Pernas Solidárias também teve a contribuição de parceiros que participaram com atrações especiais.
A programação do evento teve início no sábado (6), na Associação Atlética Tupy. Durante todo o dia, além da movimentação com a retirada dos kits, entidades como o Centro Esportivo Para Pessoas Especiais (Cepe), Universo Down e Apae estiveram presentes com atividades para o público.
A Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura de Joinville participou com o projeto Giro Paradesportivo e convidou o público a interagir com modalidades paradesportivas como o basquete em cadeira de rodas e o vôlei sentado.
Também representando o paradesporto, os atletas Mychael Teixeira, do atletismo, Ryan Xavier, do basquetebol em cadeira de rodas, e Pérscilla Fuckner Schneider, do goalball, marcaram presença para um bate-papo com o público.
Próximas corridas do Pernas Solidárias
Depois da edição comemorativa, o Projeto Pernas Solidárias já tem novas provas confirmadas ainda para este ano.
No dia 19 de outubro, participa da Corrida do Nosso Batalhão. Em novembro, estará na 5ª Corrida dos Bombeiros Voluntários de Joinville e na 2ª Meia Maratona GCR Run 2025, em Governador Celso Ramos.
A programação de 2025 encerra na já tradicional Ho Ho Run Joinville, que será realizada no dia 7 de dezembro, como evento integrante do Natal de Joinville.
“Nossas expectativas foram superadas e alcançamos nível máximo nas comemorações dos nossos 10 anos. Para nós, será um desafio melhorar ainda mais na próxima edição. Nosso agradecimento à cidade, à Prefeitura de Joinville e aos patrocinadores que ajudaram a fazer esse lindo evento que é um presente para Joinville e para a comunidade”, conclui a vice-presidente.
Deixe seu comentário