Santa Catarina no topo: quatro cidades entre as 20 mais competitivas do Brasil
-
Foto: Eduardo Valente/GOVSC -
Florianópolis lidera a lista nacional e outros municípios catarinenses conquistam posições de destaque em diferentes indicadores
Santa Catarina alcançou um desempenho de destaque na 6ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Dos 19 municípios catarinenses avaliados, quatro garantiram vaga entre os 20 primeiros colocados: Florianópolis, Jaraguá do Sul, Blumenau e São Bento do Sul.
O resultado representa uma taxa de sucesso de 21% entre os participantes de Santa Catarina, índice proporcionalmente superior ao de estados como São Paulo, que, embora tenha colocado 11 municípios entre os 20 primeiros, contou com 94 participantes, o que equivale a apenas 12%.
Na liderança nacional, Florianópolis manteve-se em 1º lugar, confirmando seu destaque em áreas como inovação, dinamismo econômico e renda média do trabalho formal. Jaraguá do Sul, Blumenau e São Bento do Sul também se consolidaram entre os mais competitivos do país.
Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, o desempenho reflete o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico catarinense. “Quase 70% dos nossos municípios participantes ficaram entre os 100 melhores colocados. Esse resultado reforça que Santa Catarina tem um modelo de desenvolvimento equilibrado, fruto da política de municipalismo do governador Jorginho Mello”, destacou.
Destaques por dimensão
Na dimensão Sociedade, que tem maior peso no ranking (42,4%), Jaraguá do Sul foi referência em saúde, ocupando o 4º lugar nacional, enquanto São José alcançou a 5ª colocação, com destaque para a baixa mortalidade materna. São Bento do Sul também se sobressaiu em segurança, após subir 114 posições em relação ao ano anterior. Já Balneário Camboriú se destacou no pilar de saneamento, liderando indicadores de coleta e destinação de resíduos.
Na dimensão Economia, Florianópolis foi novamente o município mais competitivo do Brasil, liderando em inovação e capital humano, além de ocupar posições de destaque em pesquisa, desenvolvimento científico e empregos no setor criativo.
Região Sul em evidência
No recorte regional, a Região Sul teve 70 municípios avaliados, e Santa Catarina foi responsável por 45% das melhores colocações do cluster. No ranking geral, entre os cinco primeiros colocados, três são municípios do Sul do país: Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
Sobre o ranking
O Ranking de Competitividade dos Municípios avalia cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes a partir de 65 indicadores distribuídos em três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia. Nesta edição, 418 municípios participaram da análise.
Deixe seu comentário