Porto de São Francisco do Sul Registra Crescimento de 5% na Movimentação de Cargas em 2024

  • Foto: Divulgação / PSFS -

Terminal do Norte de Santa Catarina movimentou 13 milhões de toneladas nos primeiros nove meses do ano, impulsionado pelas exportações agrícolas

A movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul registrou um aumento de 5% nos primeiros nove meses de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com o balanço divulgado pela autoridade portuária, o terminal catarinense movimentou 13 milhões de toneladas entre janeiro e setembro, contra 12,4 milhões no mesmo período de 2023.

As exportações, lideradas por produtos agrícolas como soja e milho, foram responsáveis por 55% do volume total, somando 7,2 milhões de toneladas. A China foi o principal destino, recebendo 6,2 milhões de toneladas de soja e 1 milhão de toneladas de milho. Ao todo, as exportações, que incluem outras mercadorias, alcançaram 7,5 milhões de toneladas.

No que se refere às importações, o porto movimentou 5,5 milhões de toneladas, representando 45% do total. Produtos siderúrgicos se destacaram com 3 milhões de toneladas, seguidos por fertilizantes, que totalizaram 1,7 milhão de toneladas.

Em setembro, o Porto movimentou 1,5 milhão de toneladas, sendo 800 mil toneladas de grãos exportados e 700 mil toneladas de mercadorias descarregadas, principalmente bobinas de aço e fertilizantes.

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, ressaltou a importância do crescimento contínuo do terminal. "Com o olhar atento do governador Jorginho Mello, o Porto de São Francisco segue mostrando que está preparado para acompanhar este momento importante do cenário de exportações", afirmou.

Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, o ano de 2023 já havia sido um marco histórico, com o recorde de 16,8 milhões de toneladas movimentadas — um aumento de 33% em relação a 2022. "Este crescimento de 5% nos três primeiros trimestres de 2024 significa muito para o Porto de São Francisco, consolidando-o ainda mais como um dos principais corredores logísticos do Sul do Brasil", destacou.

O Porto de São Francisco do Sul é o maior em movimentação de cargas de Santa Catarina e o sétimo maior porto público do Brasil. Ele se destaca por ser responsável por 42% de todo o aço importado pelo país e por 80% da soja exportada por Santa Catarina. Além disso, é um dos cinco portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001, reforçando seu papel estratégico no cenário logístico brasileiro.

EUA diminuem burocracia para comprar pescados brasileiros Anterior

EUA diminuem burocracia para comprar pescados brasileiros

Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,39% para 4,5% Próximo

Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,39% para 4,5%

Deixe seu comentário